Início / Destaque / Ano Letivo de 2023 inicia na Faculdade Dehoniana

Ano Letivo de 2023 inicia na Faculdade Dehoniana

Publicado em: 08/02/2023 por

Ano Letivo de 2023 inicia na Faculdade Dehoniana

Os alunos de Teologia e Filosofia foram recepcionados nesta quarta-feira, 8, na Faculdade Dehoniana para o início do ano letivo. O evento contou com muitas atrações e surpresas.

A acolhida começou às 8h na Capela do Convento do Sagrado Coração de Jesus na qual alunos e professores puderam celebrar a missa de abertura do ano, presidida pelo Bispo de Caraguatatuba, D. José Carlos Chacorowski. O evento contou com a presença do Diretor da Associação Dehoniana Brasil Meridional (ADBM), Pe. João Carlos Almeida,scj, do Diretor Geral da Faculdade Dehoniana, Pe. Marcelo Batalioto, scj e do reitor do Convento Sagrado Coração de Jesus, Pe. Anderson Ribeiro de Paula, scj e do diácono Renato, scj.

Logo depois, os discentes e docentes participaram de um coffe break servido no hall da instituição.

Em seguida, no auditório da faculdade, o Diretor Geral, acolheu toda a comunidade acadêmica destacando a importância deste ano que antecede o centenário da instituição. “Vamos celebrar isso ao longo do ano, é uma data bastante importante para nossa instituição”, disse Pe. Batalioto ao destacar a data da primeira aula de teologia ministrada em 15 de fevereiro de 1924 para seminaristas no local onde hoje é a Faculdade Dehoniana.

O diretor ainda agradeceu aos alunos e professores pela confiança na instituição e realçou o alinhamento entre a comunidade acadêmica. “Estamos motivados e comprometidos, desejamos que os alunos aproveitem ao máximo os estudos.”

Auditório

Pe. Batalioto ressaltou a reforma do Auditório D. José Antonio do Couto, scj. Ele agradeceu aos esforços do Vice-diretor Geral, Pe. José Ronaldo de Castro Gouvêa e aos colaboradores envolvidos neste projeto. O espaço foi totalmente repaginado e modernizado, contando com equipamentos novos de multimídia, luzes, poltronas reformadas e ar-condicionado.

Aula Inaugural

Após a fala do diretor, o Prof. MSc. Silvio dos Santos convidou o Prof. Dr. José Leon Crochík para iniciar a palestra com o tema “O declínio da autoridade e sociedade de massas em Hannah Arendt”.

O palestrando falou sobre a história da filósofa política Hannah Arendt e sobre seu pensamento apaixonado sobre a vida. “Segundo ela, quando alguém nasce, há possibilidade do mundo ser alterado.” Ele falou a respeito da diferenciação que Arendt fez entre ditadura e totalitarismo em seus trabalhos, apontando o totalitarismo como um movimento que não há hierarquia como numa ditadura, a ausência de leis e a doutrinação.

Crochík é graduado em Psicologia, possui mestrado em Psicologia Social e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, todos pela Universidade de São Paulo (USP). Seu referencial teórico adotado para pesquisas é o da teoria crítica da Escola de Frankfurt, em especial as obras de Adorno, Horkheimer e Marcuse.