Foto: Fabrina Silva
Texto por Aline do Amaral
Colaboração Kas Hoshi
Aconteceu no dia 22 de maio, quarta-feira, a visita técnica dos alunos do 3º e 5º semestre da Filosofia no Parque Nacional da Serra da Bocaina, que tem acesso pela cidade de São José do Barreiro (SP), localizado no Vale do Paraíba.
Motivados pelo interesse histórico e cultural do Parque foi apresentado aos alunos a diversidade da fauna e da flora da região, além da contemplação de exuberantes paisagens enriquecendo ainda mais o cenário e a cultura dos alunos sobre a diversidade da região brasileira.
Foto: Fabrina Silva
Além disso, segundo a Profª Dra. Fabrina Moreira Silva, o passeio foi rodeado de assuntos como a felicidade, a natureza, a contemplação e a vida simples. Utilizando o filósofo da Grécia Antiga, Epicuro, a professora explicou que ele havia criado uma receita para a felicidade e que para atingi-la o ser humano precisaria de três coisas: amigos, vida simples e filosofia.
“O que ele queria dizer com isso? Amigos é ter uma vida cercada de pessoas que você ama e que você quer ter sempre ao lado. A vida simples é uma vida no campo, a gente viu no nosso caminho, indo para São José do Barreiro, a simplicidade das pessoas. A filosofia, para você refletir sobre a sua vida, sobre a sua existência e qual o seu papel aqui, que é possível ser feliz nesse mundo tão violento”, esclareceu Silva.
Conduzidos por um guia da região, os alunos puderam explorar diversos atrativos naturais como os caminhos e trilhas do ouro, principalmente o Caminho de Mambucaba, a mais famosa das trilhas do ouro, remanescentes da época dos tropeiros, assim como a cultura caipira conservada na porção serrana.
Além do parque, os alunos visitaram a cachoeira Santo Isidro e o Mirante no retorno para a instituição. “Diante desta visita, é evidente que ‘da natureza nada se tira além de fotos, nada se deixa além de pegadas e nada se leva além de lembranças'”, finalizou a aluna Aline do Amaral.
Foto: Fabrina Silva