Início / Notícias / Aluno da Teologia participa do XII Congresso Mariológico

Aluno da Teologia participa do XII Congresso Mariológico

Publicado em: 22/05/2018 por

Aconteceu na semana do dia 16 a 19 deste mês o XII Congresso Mariológico, no Centro de eventos Padre Vitor Coelho, em Aparecida, com o tema: “O Rosto mariano da Igreja”. O objetivo do congresso é promover uma reflexão sobre a figura de Maria como modelo para a Igreja atual.

Partindo da perspectiva teológico-pastoral, os palestrantes refletiram sobre como se dá o Rosto de Maria na Igreja. Nas palavras do Dr. Pe. Marcial Maçaneiro, scj, “Mariologia é um tratado determinado pela teologia da Igreja. Ao falar de Maria falamos de coisas nossas, de como experimentamos a Salvação”. Neste aspecto, Maria é a figura analógica da Igreja. Dom Murilo Krieger, scj, Primaz do Brasil e Vice-presidente da CNBB, afirmou que “somos como Maria, filhos e herdeiros de Deus”. Portanto, há um convite para que nos aprofundemos na exemplaridade e testemunho de Maria como veículo de comunicação da graça.

O Congresso Mariológico é uma realização da Academia Marial de Aparecida e da Faculdade Dehoniana. Do ponto de vista acadêmico, é uma oportunidade para enriquecermos nossos estudos de forma interdisciplinar, pela inteligência da fé, a partir da experiência vivida no cotidiano da Igreja.

Os estudos sobre mariologia nos envolvem na pessoa de Jesus Cristo, pois nos revelam Maria como discípula, que, ao acolher a graça, se torna parte do mistério. Neste sentido, o discurso é resumido em emblemas. Ao falarmos da Igreja, falamos da figura de Maria.

Fotos e texto: Sem. Eduardo Miguel da Silva, msj