No próximo sábado, 25 de março, o Frei Marcos Roberto Rocha de Carvalho, OFMCap, lançará seu livro “Clara de Assis, esposa de Cristo pobre” no Convento Santa Clara às 15h em Taubaté (SP). Ex-aluno de Teologia, o religioso se formou na primeira turma de 2001, quando a instituição passou a ser considerada faculdade.
“Este opúsculo nasceu de uma busca pessoal pela história e pela espiritualidade de Clara de Assis, mãe da Ordem Franciscana, bem como da necessidade de oferecer breves dados biográficos sobre a Santa aos leitores, em diálogo com as recentes pesquisas”, explicou Frei Marcos.
Segundo ele, o livro foi criado também a partir do trabalho com alunos durante aulas de Introdução às Fontes Clarianas. A obra, de acordo com Frei Marcos, está organizada em: texto principal (primeira parte), glossários (inspirados nas publicações de Niklaus Kuster, historiador e doutor em Teologia) e apêndices (segunda parte) e bibliografia. “Como instrumentos de trabalho, foram elaborados uma cronologia para ajudar o leitor a situar-se na história franciscana, especialmente quanto aos fatos ligados à pessoa de Clara de Assis, e um amplo glossário com vocábulos que, muitas vezes, possam ser desconhecidos dele.”
“Na verdade, tratam-se de palavras-chave para que ele amplie seus conhecimentos. Com o intuito de permitir ao leitor um contato com as fontes clarianas, foram colocados três textos fontais: o Testamento de Santa Clara de Assis, o Capítulo VI da Regra de Santa Clara e um trecho da Bula de Canonização de Clara, todos em latim e em português, a fim de que o leitor possa aprimorar seus possíveis conhecimentos de latim instrumental em apoio à leitura e à interpretação dos textos em questão. E, por último, cita-se a bibliografia para auxiliá-lo e ampliar sua visão nesta instigante viagem”, salientou o religioso.