Publicado em: 03/09/2015 por Vivian Gasperotto
Luiz Gustavo Uchoa, estudante do 4º ano de Teologia da Faculdade Dehoniana, esteve presente no VIII Sulão – Mutirão Ecumênico, que aconteceu em Florianópolis entre os dias 28 e 30 de agosto. O encontro é realizado bienalmente entre Igrejas cristãs e organismos ecumênicos dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Uchoa foi como membro representante do NERI – Núcleo de Estudos e Relações Interconfessionais, organismo agregado à Faculdade Dehoniana.
O aluno partilhou essa experiência no texto abaixo, escrito em parceria com Ariél Philippi Machado, acadêmico de Teologia da Faculdade Católica de Santa Catarina, e membro do Núcleo de Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso da FACASC.
Confira o depoimento dos escrito pelos alunos:
Entre os dias 28 e 30 de agosto, em Florianópolis, aconteceu o VIII Sulão – Mutirão Ecumênico, um encontro realizado a cada dois anos entre Igrejas cristãs e organismos ecumênicos presentes nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O tema deste ano foi “A missão da Igreja no Estado laico”, tendo como lema: “Venha a nós o teu Reino” (Mt 6,10). Estes dias de formação e oração geraram ainda mais convicção quanto à possibilidade de efetivar as “atividades e iniciativas, que são suscitadas e ordenadas, segundo as várias necessidades da Igreja e oportunidades dos tempos, no sentido de favorecer a unidade dos cristãos” (Unitatis Redintegratio, n. 4).
Ao refletirmos sobre a relevância do Estado laico, compreendemos que é preciso zelar pela igualdade de todos no Estado Democrático de Direito, de tal modo que o testemunho cristão seja de respeito ao pluralismo religioso e aos distintos sujeitos que reivindicam seus direitos. Dom Leonardo Ulrich Steiner lembrou-nos que “a laicidade do Estado não é sinônimo de não-religiosidade, antes, caracteriza-se como força e vigor de um povo”. As pessoas dinamizam e conduzem o Estado, por isso, é preciso levar em consideração a fé e a liberdade de cada indivíduo.
“A Missão da Igreja no Estado Laico”, tema deste ano, instigou o aprofundamento na posição que todo cristão deve assumir como uma partícula neste universo de ideias e ideais e da pluralidade sonhada por Deus. Por meio da oração abre-se a vida para a realidade de Deus, assim se cria uma nova perspectiva. Quando se pede: “Venha a nós o teu Reino”, pede-se que Deus faça brotar em nós aquilo que é do Reino. As Igrejas e/ou Denominações não são o Reino, mas, fazem parte dele, e assim, como uma fração de um mundo diverso que é a sociedade elas precisam estar atentas aos clamores e anseios da diversidade.
Aos estudantes de Teologia engajados na causa ecumênica – que não é apenas tarefa acadêmica, mas de efetiva práxis pastoral -, é fundamental a presença em atividades como foi o VIII Sulão – Mutirão Ecumênico e fazer verdadeira experiência de ampliação do horizonte, estimulando o saber teológico por meio do contato com a realidade. Existe uma necessidade de contextualização da Teologia, de modo a torná-la acessível e traduzi-la em vida concreta. Para isso, é necessário comunicar-se e dialogar. E não há verdadeiro ecumenismo sem diálogo.
Deus se revela nas realidades concretas, não em ideias abstratas. Portanto, a comunidade cristã vive essa tensão entre o Reino de Deus e a realidade que vai se construindo na história. Os cristãos são chamados a construir uma sociedade mais justa e fraterna, que respeite os direitos dos cidadãos, dando assim testemunho de sua fé no mundo plural, por vezes desigual.
Experiências de fé e vida partilhadas como no VIII Sulão-Mutirão Ecumênico, ultrapassam o Ecumenismo e confirmam as palavras da Declaração Nostra Aetate, sobre as relações da Igreja com as religiões não-cristãs, quando reconhece que a verdade e santidade das religiões não-cristãs como obra do mesmo único Deus verdadeiro (NA 2). Em ‘Nossa Época’ – título da Declaração – o testemunho ecumênico carece de convicção em meios aos sincretismos, tolerância diante de tantas indiferenças, acolhida para tantos que batem em nossas portas.
CONTATOS
Av. Francisco Barreto Leme, 550
Vila São Geraldo - Taubaté/SP - 12062-000
Telefone: (12) 3625-8080
E-mail: tudoaqui@dehoniana.edu.br
E-mail: dehoniana@uol.com.br
Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades!
Faculdade Dehoniana | SITE OFICIAL © Todos os direitos reservados.