Início / Destaque / Alimentos são doados ao Lar Escola Santa Verônica em Taubaté

Alimentos são doados ao Lar Escola Santa Verônica em Taubaté

Publicado em: 11/05/2023 por

As doações recebidas no último Café TeoFilo, realizado no dia 19 de abril, foram destinadas ao Centro de Assistência Social Santa Verônica, localizada em Taubaté (SP). Cerca de 34,9kg de alimentos não perecíveis foram arrecadados e entregues à Irmã Elza Maria Pianta, Diretora da instituição que possui 104 anos de trabalho com crianças e jovens.

A entrega dos alimentos aconteceu no dia 05 de maio na instituição com a presença do Coordenador de Extensão e EAD, Prof. Esp. Pe. Rarden Pedrosa, scj. No momento da entrega Pe. Rarden confirmou a preocupação da Faculdade Dehoniana na ajuda e colaborações de instituições, as quais realizam um importante trabalho para a sociedade taubateana. “A Faculdade Dehoniana, além de ser uma instituição acadêmica, faz emergir em seu alunado a preocupação social, caraterística fundamental da Doutrina Social da Igreja”.

O popularmente conhecido Lar Escola Santa Verônica foi fundado em 02 de março de 1919, iniciando suas atividades na antiga Rua da Consolação, atual Av. Marechal Deodoro, como orfanato, passando a abrigar meninas.

Segundo o site da instituição, “ao longo do tempo o Lar Escola Santa Verônica foi ampliando seu universo de ação para alcançar a população em maior situação de vulnerabilidade e risco social, aprimorando e adequando seus trabalhos em razão das legislações específicas e da modificação do entendimento sobre conceitos de cidadania, inclusão social, assistência social e educação, garantindo que o cumprimento de seus objetivos estatutários tenha repercussão para a autonomia na vida dos beneficiários de suas ações”.

Até o ano de 2021, o Santa Verônica atendeu crianças com projetos artísticos-educacionais no período contraturno às aulas nas escolas municipais. A instituição passou a ser uma Unidade Mantida da AFASCOM (Associação Franciscana de Assistência Social Coração de Maria), se tornando Centro de Assistência Social Santa Verônica.

Atualmente, a instituição faz um trabalho com adolescentes de 12 a 18 anos enviados pelo Serviço de Medida Socioeducativa em Meio Aberto de Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade. Esta ação é conjunta com entre a AFASCOM e Prefeitura Municipal de Taubaté, através de Termo de Colaboração.

Para se manter, o Centro de Assistência Social Santa Verônica conta com ações pontuais como bazar, venda de bordados e recebe doações.

Para ajudar a instituição, entre em contato pelos seguintes canais:

E-mail: sta.veronica@uol.com.br
Endereço: Av. Marechal Deodoro, n.º 101 – Jd. Santa Clara – 12.080-000