Início / Destaque / Abertura da Semana Filosófica e Teológica é marcada por homenagens

Abertura da Semana Filosófica e Teológica é marcada por homenagens

Publicado em: 17/10/2023 por

A abertura da Semana Filosófica e Teológica da Faculdade Dehoniana aconteceu na manhã desta terça-feira, 17, com a presença de docentes, discentes e convidados que vieram prestigiar palestras e mesas-redondas pautadas na temática geral “A educação cristã no Brasil e a contribuição da Teologia e Filosofia para Igreja e sociedade”.

A acolhida dos presentes foi feita pelos alunos do segundo e terceiro ano da Teologia, Lucas Ricardo e Matheus Camilo, que aproveitaram o momento para homenagear os docentes pela data comemorativa de 15 de outubro. “‘Educar não é apenas transmitir conceitos, mas um trabalho que exige que todos os responsáveis participem de forma solidária’”, declamou Matheus trazendo a fala de Papa Francisco.

“Que nesta semana possamos unir mente, mão e coração para construir a fraternidade e também para continuar a tarefa que esta instituição tanto preza: ‘Promover a educação integral, a partir de vínculos interpessoais, inspirados na cordialidade do Cristo Mestre’”, completou o discente Lucas.

A abertura oficial foi realizada pelo Diretor Geral, Prof. Dr. Pe. Marcelo Batalioto, scj, que ressaltou o ano comemorativo do centenário da fundação da Faculdade Dehoniana e a escolha do tema tratando da contribuição do ensino da Teologia e Filosofia para a Igreja e a sociedade. “A nossa missão tem atingido positivamente inúmeras pessoas”, destacou.

Pe. Batalioto ainda homenageou o Prof. Pe. José Knob, scj, que faleceu no último sábado, e atuou na Dehoniana quando ainda Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus (ITSCJ). Foram aproximadamente 40 anos destinados ao magistério em que a “história de Pe. Knob se funde com a história da Faculdade Dehoniana”, contou o diretor que pediu um momento de silêncio em oração ao Pe. Knob.

Após a homenagem, o Vice-diretor Administrativo, Pe. José Ronaldo de Castro Gouvêa, scj, apresentou o site do centenário que contém a contagem regressiva para a data de 15 de fevereiro de 2024, depoimentos de figuras que fazem parte desta história, as ações realizadas para o ano comemorativo, bem como a história da instituição e muitos outros detalhes.

“Nada melhor que um momento como este da Semana Filosófica e Teológica para trazermos este aspecto do compromisso, da missão e visão que a Dehoniana tem na sociedade”, disse Pe. José Ronaldo mostrando o site ao público.

Logo depois, apresentado pelo mediador Prof. Dr. Maurílio José de Oliveira Camello, o Reitor da PUC-Minas, Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva, ministrou a palestra “A tarefa dos estudos filosófico-teológicos na conscientização e transmissão de valores”.

Foto: Geysel Rodrigues

Pe. Luís Henrique que é ex-aluno da instituição – estudou no ITSCJ entre os anos de 1993 a 1996 – falou, no primeiro momento, sobre sua vivência por aqui. “Pude conviver com professores muito sérios, comprometidos e católicos, também tive a possibilidade de conviver com a piedade do bom povo do Vale do Paraíba que é um povo muito rico na sua cultura, na sua visão de mundo e na sua generosidade.”

Tratando da temática da palestra, Pe. Luís Henrique explanou que “quando se pensa em uma educação em valores ou de valores, para além da classificação de [Max] Scheler, partirei sobretudo de que uma educação baseada em valores, trata-se particularmente e objetivamente de uma educação fundamentada na Ética”.

O reitor ainda afirmou que “sem Ética não se pode ser um bom profissional, por isso mesmo, da escola básica a superior, a formação Ética deve ser o fio condutor que acompanha o processo educativo. Sem Ética não há transformação da realidade”.

Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva é mestre e doutor em Ciência Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma e pós-doutor em Hermenêutica Bíblica pela Faculdade de Teologia da Universidade Ludwig Maximilian de Munique.

Coordenou a tradução e revisão da Bíblia da CNBB, tradução oficial, publicada em 2018. Por nomeação do Papa Francisco, desde 2014 é membro da Pontifícia Comissão Bíblica do Dicastério para a Doutrina da Fé. Em outubro de 2022, assumiu a função de reitor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Faculdade Dehoniana (@fdehoniana)