Texto por Eduardo Dalabeneta e colaboradores
Foto: Arquivo Pessoal
Os estudantes do 2º ano do curso de Filosofia da Faculdade Dehoniana receberam na última terça-feira (24/09), durante a aula de Filosofia da Educação, a visita do padre José Ricardo Leandro Diniz SCJ que partilhou sua experiência pedagógica na Alemanha, no Gymnasium Leoninum, em Handrup.
Este colégio com aproximadamente 1200 estudantes, mantido pelos padres dehonianos no norte da Alemanha, é uma referência por causa da educação personalista e da pastoral escolar que ali são desenvolvidas. Para os estudantes de filosofia foi uma oportunidade de aprofundamento visto que semanas antes haviam estudado a pedagogia de Leão Dehon e sua proposta de educação integral.
Foto: Arquivo Pessoal
Para o estudante Pedro Bernandes esse momento de diálogo e aprendizagem “possibilitou conhecermos um pouco mais sobre o método de educação dehoniano aplicado à realidade educacional alemã, além de outras questões muito próprias da Alemanha que não conheceríamos a não ser que realizássemos uma visita in loco. Podemos dizer que foi como ir a Handrup sem sair da sala de aula”. Nas palavras de Luiz Felipe Campos, “a reflexão do padre José Ricardo proporcionou-nos uma maior clareza da forma com que o ensino é vivido na Alemanha e o quanto a educação é levada a sério. Deixou-nos o recado e a certeza dos passos que ainda precisamos dar em nosso país”.
Depois de exercer durante nove anos seu ministério na pastoral escolar no colégio de Handrup, atualmente padre José Ricardo reside em Valência, Espanha, onde realiza mestrado na ESIC, que também é uma instituição educacional dehoniana, em vista de poder melhor contribuir com os projetos futuros da congregação dos padres dehonianos.