Foi divulgado nesta quarta-feira, 18, o Índice Geral de Cursos de 2017 pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), organismo do MEC responsável pela avaliação das instituições e cursos superiores. Os dados disponíveis referem-se apenas às instituições que tiveram cursos avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) no triênio 2015-2017.
Segundo o critério acima, dentre as instituições de Taubaté avaliadas (6 num total de 7), a instituição obteve a maior nota de Índice Geral de Cursos contínuo e manteve-se na faixa de Conceito 4. No Vale do Paraíba, a Faculdade Dehoniana ficou em 4º lugar num total de 35 instituições avaliadas, atrás apenas do ITA, da UNIFESP e da UNESP. Na classificação nacional, onde foram avaliadas 2083 instituições de ensino, a Dehoniana ficou em 181º lugar.
De acordo com o INEP, para que uma IES tenha o Índice Geral de Cursos calculado é preciso que ela possua ao menos um curso com estudantes concluintes inscritos no Enade no triênio de referência (2015-2016-2017). É necessário ainda, que tenha sido possível calcular o CPC (Conceito Preliminar de Curso) destes cursos. O IGC é calculado anualmente e leva em conta os seguintes aspectos:
- média dos CPC do último triênio, relativos aos cursos avaliados da instituição;
- média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Capes na última avaliação trienal disponível;
- distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu”.
Consulte o resultado completo no site do INEP.
Texto: Eduardo Dalabeneta