A Semana Filosófica e Teológica teve seu segundo dia realizado nesta quarta, 16, no auditório da Faculdade Dehoniana. Acolhendo os presentes, o aluno da Filosofia, Murilo Bruzaferro, apresentou o dia voltado para a reflexão e a partilha da temática da esperança. “Hoje refletiremos a partir do olhar filosófico [sobre o tema], pois de acordo com Papa Francisco, ‘o mundo necessita de esperança’”.
O momento foi complementado pela entrada dos discentes André Ivo, Erik Favarim e Kauan Cunha segurando os símbolos que remetem à Filosofia, à busca do conhecimento e também à esperança, como a coruja, a reprodução do quadro “Escola de Atenas” e o livro Metafísica de Aristóteles. Em seguida, o aluno Rodrigo Almeida conduziu a oração.
Para fechar o momento especial, os discentes do primeiro ano de Filosofia, Pedro do Nascimento, Yan de Paula e Natan Gomes apresentaram a canção “Peregrinos de esperança” composta por Pedro e Yan, cuja melodia foi feita pela professora de Música, Milene Giacomini.
Peregrinos da esperança,
prosseguimos anunciando,
que o melhor está por vir,
que a alegria não chegou ao fim.
Peregrinos de esperança – Pedro do Nascimento e Yan de Paula
Após a apresentação musical, o Prof. Dr. Maurílio Camello – a convite da Faculdade Dehoniana – fez a apresentação do conferencista e a mediação da palestra. “Tenho a prazerosa honra de apresentar aos senhores o Padre Rafael Solano, natural de Neiva, sul da Colômbia”.
O Prof. Dr. Pe. Rafael Solano, presbítero da arquidiocese de Londrina, PhD em Teologia Moral e diretor do curso de teologia da PUCPR, em Londrina, trouxe a conferência “A virtude da esperança na sua ontologia”.
Pe. Rafael abordou a temática por meio da encíclica “Spes Salvi” de Papa Bento XVI, “cada página da Spes Salvi contém uma direção contextualizada sobre a virtude que de maneira substancial fortalece a fé e o amor” disse.
“Vejo que não podemos considerar a esperança como um mero e simples consolo”, afirmou. Segundo ele, a esperança é “uma das condições vitais da vida humana que orienta toda a vivência cristã e dá uma resposta ao fim último do homem. Este é um dever primário da Esperança no seu real sentido.”
Após a conferência, os presentes puderam interagir com o palestrante e fazer perguntas sobre o tema discutido.
O último dia da Semana Filosófica e Teológica será nesta quinta-feira, 17 com a apresentação da peça teatral “Auto da Compadecida”, uma comédia brasileira escrita por Ariano Suassuna em 1955, dirigida pelo Prof. Dr. Pe. Gilberto Heleno e encenada pelos discentes da Teologia e da Filosofia. Também haverá uma apresentação da Escola de Canto Fego Camargo com a peça “Audição Musical: Vozes e Instrumentos”.