A Faculdade Dehoniana, instituição de ensino superior de Taubaté (SP), completa 100 anos neste ano de 2024. Sua história começou a ser traçada no dia 15 de fevereiro de 1924, data da primeira aula de teologia realizada no local onde hoje se encontra a Dehoniana.
Para celebrar o centenário, ao longo do ano de 2023, a instituição realizou diversas comemorações que finalizarão no dia 15 de fevereiro, quinta-feira. A faculdade realizará uma missa às 9h30, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus com a presença de autoridades do clero e de toda a comunidade acadêmica, seguida por uma sessão solene com homenagens.
Na sexta, 16, um ato institucional na perspectiva do centenário será realizado pela manhã no auditório da faculdade. O dia contará com a fala de autoridades, a publicação da edição especial da Revista Teologia em Questão e a divulgação do livro “Pedagogia da Cordialidade: como educar a partir do coração na perspectiva de Léon Dehon” de autoria do Prof. Dr. Pe. João Carlos Almeida, sjc, “Pe. Joãozinho” publicado pela Editora SCJ.
História
Em 1913, Dom Epaminondas Nunes D´Avila e Silva, Bispo de Taubaté, pediu ao Pe. Léon Dehon, fundador da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos), professores sacerdotes para o seu seminário.
Após alguns anos de atraso devido a 1ª Guerra Mundial, chegaram a Taubaté, em 1919, os primeiros sacerdotes dehonianos que compram um terreno o qual ficou conhecido como “Chácara dos Padres Alemães”, hoje Convento Sagrado Coração de Jesus, o “Conventinho”.
Neste local foi realizada a primeira aula de teologia para quatro Fratres que vieram da Alemanha terminar os estudos no Brasil depois da guerra. Após a primeira aula, foi fundado o Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus (ITSCJ) responsável pelo ensino e formação de teólogos até 2001, quando passou por um processo de credenciamento para se tornar uma instituição de ensino superior.
A Faculdade Dehoniana é uma obra educacional idealizada e concretizada pela Congregação dos Padres do Sagrado Corção de Jesus e ao longo destes cem anos, a instituição formou religiosos, acadêmicos e leigos que atuam no Brasil e no Mundo.
Para conhecer mais sobre a história da Faculdade Dehoniana, acesse: 100anos.dehoniana.edu.br.