O Café Filosófico desta segunda, 24, abordou o conhecido filósofo da Antiguidade, Sócrates, e o significado do escrito em Delfos “conhece-te a ti mesmo”. Ministrado pelo Prof. Dr. Marcelo Andrade, o CF é uma iniciativa da Extensão Universitária da Faculdade Dehoniana.
“A proposta deste Café é ousada porque o tema é a própria filosofia. Escolhi porque é o pontapé inicial deste autoconhecimento: nós viemos saber o que somos”, disse Marcelo abrindo a noite.
Segundo o professor, o Oráculo de Delfos era uma figura consultada por todos, sendo o maior centro de peregrinação da Antiguidade. A partir da interpretação do preceito mais famoso: “Conhece-te a ti mesmo” que, de acordo com Marcelo, queria dizer “examina primeiro o que você vai perguntar”, Sócrates fez base da sua filosofia.
“Ele invitava a todos que encontrava a fazer o mesmo”, explicou o professor. A partir desta prática de expor a ignorância de si e daqueles que dizem que sabem, “Sócrates constata ‘eles supõem saber algo e não sabem, enquanto eu, se não sei, tampouco suponho saber'”.
Marcelo ressalta que o filósofo diz que a alma está enferma, e a doença que carrega é a esterilidade. “Estamos cheios demais de saber, daquilo que achamos que sabemos. Se você está pleno, não pode conceber, está estéril.”
Sócrates propõe a solução para deixar de ser estéril: esvaziar-se.”Quem é vazio é fértil, é vida nova, quem já sabe, filtra tudo. O que fazer para chegar ao autoconhecimento? Esvaziar-se”, conclui.
A Faculdade promove o próximo Café Filosófico em 22 de maio, às 19h30, com o Prof. MSc. Eduardo Dalabeneta tratando da “origem da linguagem na filosofia de Edith Stein”.