A primeira Ciranda Pedagógica do ano aconteceu nesta quarta-feira, 15, no auditório da Faculdade Dehoniana. Contou com a participação da doutora em Ciências Sociais, Mércia Aparecida da Cunha Oliveira, que falou sobre o tema: Acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiências.
Atualmente, segundo dados do IBGE de 2014, 23% da população brasileira é composta por pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Desses, 61,13% não tem instrução alguma ou tem o Ensino Fundamental incompleto, e apenas 6,66% possuem o Ensino Superior completo.
“A Inclusão e a Acessibilidade requerem uma articulação ampla de valores com os quais nos identificamos e nos comprometemos e de práticas inclusivas que devem ser incorporadas na sociedade”, afirmou Mércia.
Ela atentou ao antigo modelo chamado de Integração, do qual acredita que a sociedade brasileira ainda não tenha saído. Neste modelo, um aluno que tem alguma deficiência é atendido numa sala especial e depois que estivesse apto a cursar com outros alunos, seria transferido para a sala “comum”. “Não adianta colocar o jovem junto [da sala] sem ter acessibilidade ai currículo”, criticou.
Já o modelo de Inclusão, que segundo Mércia, é muito debatido desde 1990, se baseia na acessibilidade. “Ela é a ausência de barreiras que garantem a igualdade de oportunidade a todas as pessoas”, explicou a especialista que ressaltou a autonomia que a acessibilidade dá à pessoa com deficiência.
A próxima Ciranda será no dia 19 de abril, com a Doutoranda em Educação inclusiva, Luciana de Oliveira Rocha Magalhães. Ela debaterá o tema: Acessibilidade e o direito das pessoas com deficiência. Inscrições na secretaria da Faculdade Dehoniana.
O material da palestra de ontem foi disponibilizado pela professora Mércia.
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