Muitos alunos assimilam as informações com mais facilidade quando fazem anotações durante a aula ou enquanto estudam os slides e leem textos sobre a matéria. Esta parece ser, para parte dos estudantes, a melhor forma de aprender.
Segundo estudos, quando você anota algo acaba guardando as informações por mais tempo e ainda evita distrações. A prática pode ser feita tanto em manuscrito quanto no computador (onde as anotações são mais difíceis de perder e mais fáceis de editar).
Você ainda pode personalizar seus textos com cores e letras diferentes – isso pode ajudar a lembrar com mais facilidade das suas anotações e memorizar o conteúdo.
Muitos alunos fazem listas e tópicos sobre os itens estudados. Outros preferem dividir o conteúdo em seções e escrever textos corridos. Você ainda pode optar por criar mapas conceituais usando palavras chaves e conectando-as a outras palavras. Escolha o seu formato preferido e faça bom uso dele.
Ao fazer suas anotações você ainda deve se questionar: “para que vou usá-las?”. Você pode utilizá-las, por exemplo, apenas para estudar os conteúdos das provas do semestre ou até mesmo durante seu estágio. Lembre-se que diferentes fins requerem diferentes conceitos.
Publicado originalmente em: Universia Brasil