Início / Destaque / Novos alunos de Filosofia e Teologia participam de acolhida acadêmica

Novos alunos de Filosofia e Teologia participam de acolhida acadêmica

Publicado em: 10/02/2023 por

O início do ano letivo para os novos estudantes da Faculdade Dehoniana é diferente da maioria das outras instituições. Aqui é realizado um tour por todo o espaço institucional com os nossos discentes para que conheçam e aproveitem ao máximo o que a Dehoniana pode oferecer no âmbito educacional, vivencial e cognitivo.

Na última quinta-feira, 9, os discentes de Filosofia e Teologia foram recepcionados pela Vice-diretora Acadêmica, Maria Carolina Brandão, pelo Coordenador de Filosofia Prof. MSc. Pe. Cleber Sanches, pelo Coordenador de Teologia, Prof. Dr. Pe. Mário Marcelo Coelho e pelos colaboradores para conhecerem as dinâmicas institucionais e acadêmicas da faculdade.

A acolhida acadêmica é uma atividade integrante do Programa de Apoio Discente Ingressante (PAD) que está ligada a uma Política Institucional de atendimento Discente e é fruto do trabalho conjunto que une a vice-direção acadêmica, coordenações dos cursos e psicopedagoga. “O objetivo principal dessa atividade é ambientalizar os recém-chegados sobre a dinâmica institucional, acadêmica e pedagógica da Dehoniana, bem como mostrar os caminhos para aos estudantes chegarem até as informações necessárias”, explicou a Vice-diretora Acadêmica.

Durante a acolhida, a psicopedagoga Rosemary Marcelo dos Santos, representante do PAD, acompanhou os alunos em um tour pela Dehoniana para que todos pudessem conhecer a estrutura, passando por salas de aula, biblioteca, cafeteria e departamentos como a secretaria, o financeiro, dentre outros.

Os discentes ainda participaram de uma pequena dinâmica proposta por Rosemary para que, de forma lúdica, proporcionasse momentos de descontração, interação entre os ingressantes e a eliminação das tensões iniciais do primeiro contato acadêmico. “Além disso, essa adaptação do jogo ‘batata quente’ no início do ano letivo ainda ajuda a estimular a agilidade, o raciocínio rápido, a atenção, a lidar com o elemento surpresa, uma vez que não se sabe qual será a pergunta e, também, com a tomada de decisões (quem irá responder).”

Por fim, os alunos tiveram uma pequena aula sobre os sistemas internos utilizados para gerenciar o aprendizado, as notas e os processos acadêmicos com o Coordenador de TI, Francisnei Helder Alves Ferrari.

Confira as fotos: