Os bispos, peritos e o assessor da Comissão Episcopal Pastoral Para Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estão reunidos, virtualmente, nesta terça-feira, 1 de fevereiro, para a primeira reunião ordinária de 2022.
O bispo da diocese de Santo André (SP) e presidente da comissão, dom Pedro Carlos Cipollini, manifestou a alegria do grupo poder estar reunido mesmo que virtualmente e destacou que a proposta da reunião seguirá a perspectiva sinodal da escuta.
“É um encontro ainda que nesta época difícil (de pandemia da covid-19). Esse encontro nos revigora, nos prepara e nos coloca em dia também. Em reunião dos bispos da comissão nós resolvemos entrar na perspectiva sinodal e promover esse encontro, dando muito espaço a escuta. Desejamos escutarmos uns aos outros, mas, principalmente, a comissão espera contar com a colaboração dos peritos, como uma assessoria na nossa missão”, disse.
Dom Cipollini deu ainda um retorno sobre a repercussão dos subsídios doutrinais “Vida: dom e compromisso I e II”. Segundo o bispo, os materiais foram muito bem elaborados. “Só temos recebido felicitações”, ressaltou.
Além dos bispos e do assessor, a reunião ampliada contou com a presença de membros do Grupo Interdisciplinar de Peritos (GIP) e do Grupo de Peritos em Bíblia (GPB) que integram a comissão nas várias áreas e disciplinas da teologia, entre elas bíblia, moral, sistemática e dogmática.
Os peritos são especialistas nos assuntos correspondentes ao trabalho da comissão e frequentemente são consultados e dão pareceres teológicos acerca de textos, publicações, manifestações, entre outras atividades da comissão.
O GIP é um órgão de assessoria teológica para auxiliar a CEPDF no cumprimento de sua missão e de suas atribuições. O GPB é encarregado da revisão da tradução da Bíblia da CNBB e corresponsável da revisão dos Lecionários litúrgicos.
“Vida: dom e compromisso II – Fé cristã e aborto”, aborda respostas à interrogação sobre quando começa a vida, análises acerca da sacralidade, do direito e da defesa do dom de viver, além de indicações para uma cultura de cuidado e compromisso com a vida humana.
Os materiais foram lançados pela comissão em 2021, por meio das Edições CNBB. Para adquirir o material, acesse o site da editora ou entre em contato via WhatsApp.