Prof. Msc Walter Eduardo Lisboa falou sobre as traduções da Bíblia até os dias de hoje (Foto: Kas Hoshi)
A Semana Teológica-Filosófica encerrou suas atividades na sexta-feira, 21, com as apresentações dos professores Walter Eduardo Lisboa e Pe. Marcial Maçaneiro. Com o tema “O exercício da tradução dos textos bíblicos” o Prof. Msc Walter Lisboa tratou a respeito do surgimento da tradução, fazendo um elo com a história da bíblia pelo mundo.
“Falar de tradução é falar de sua função comunicativa. Traduzir é garantir a permanência da diferença”, disse o professor que explicou que ela assegura que cada indivíduo possa se exprimir, ouvir, ler na sua própria língua e não em outras nas quais a comunicação seria impossível, uma vez que a desconhecem.
Prof. Dr. Pe. Marcial Maçaneiro defende o diálogo aberto com a Igreja Pentecostal (Foto: Kas Hoshi)
Logo em seguida, o Prof. Dr. Pe. Marcial Maçaneiro falou a respeito do tema “Igreja e Pentecostalidade: um olhar de fronteira” abordando a relação entre a Igreja Católica e a Pentecostal. Ele tratou brevemente da história de ambas no Brasil, comparando a estrutura e comunicação entre elas no exterior.
Pe. Marcial falou a respeito dos encontros internacionais com 18 Igrejas que tentam abrir diálogo entre si. “Enquanto nós não nos aprofundarmos na Pentecostalidade, nós não vamos avançar no diálogo com as Igrejas Pentecostais”, afirmou. Segundo ele, ambas têm muito a aprender uma com a outra.