Guilherme Augusto Valente é advogado e integrante da Comissão de Cultura da OAB Taubaté (Foto: Kas Hoshi)
A Semana Teológica-Filosófica teve início nesta segunda-feira com a palestra de abertura: “Perspectivas jurídicas da reforma política” ministrada pelo advogado Guilherme Augusto Valente.
Guilherme apresentou de forma geral os aspectos que foram e ainda estão sendo discutidos no Congresso Nacional para a reforma política no país. De acordo com ele, são os legisladores que estão fazendo as leis e emendas das quais eles próprios irão sofrer as consequências.
A reforma política aborda o sistema eleitoral, o financiamento de campanha, as coligações, a reeleição e muitos outros aspectos que fazem parte do modo como é feito política no Brasil. “A reforma vai mudar o jeito que vamos eleger nossos representantes”, disse o advogado.
Algumas mudanças, segundo Guilherme, a população já pode ver nas eleições deste ano como a diminuição do tempo de campanha de 90 para 45 dias e do tempo que cada candidato tinha na TV. Além disso, o STF (Supremo Tribunal Federal) proibiu que os partidos maiores vetem a participação de partidos menores em debates.
Jeferson Melo trabalhou para várias mídias como Agência Estado, SBT, Record, entre outras (Foto: Kas Hoshi)
Logo após, o diretor-executivo da TV Cidade Taubaté, Jeferson Melo, retratou a mídia nacional, contando sua experiência pelos meios de comunicação e as consequências da criação da TV brasileira por meio da iniciativa privada.
Ele falou a respeito da criação da Comunicação Comunitária como uma mídia alternativa em poder da comunidade, que possui um espaço aberto para que ela a utilize. Jeferson também comentou sobre a importância da regulamentação da mídia. “Ela se faz necessária, porque todas as outras profissões são regulamentadas.” Isso, segundo ele, ajudaria a amenizar o controle que o conglomerado das grandes mídias têm sobre a informação.