Uma grande aliada para momentos como este de ansiedade e estresse é a respiração. Isso é o que afirma a Profª Esp. Nívea Maria da Silva Santos, da Extensão Universitária Respire bem e viva melhor. “A respiração é imprescindível para a preservação da saúde, ela auxilia na prevenção de doenças e auxilia na cura.”
Segundo Nívea, se devidamente trabalhada, a respiração pode “melhorar a resistência e fazer com que todos os órgãos do corpo, inclusive a pele, eliminem com mais facilidade as toxinas presentes no organismo e absorvam maior número de nutrientes”.
A causa dos benefícios é explicada pela professora como parte das funcões do sistema respiratório. “Ele leva oxigênio para os tecidos corporais, no qual é transportado pelo sangue e pelos líquidos teciduais até as células, com isso o organismo torna-se saudável.”
Nesta semana, por meio de vídeo, Nívea explicou mais a respeito da respiração para a comunidade: “ela vai se modificando conforme os nossos estados emocionais”. Para se acalmar, ela indica um exercício simples que pode ser feito em casa.
Instruções:
Inspire profundamente e retenha o ar.
Com as mãos fechadas, bata suavemente sobre o peito por alguns segundos.
Quando não suportar mais a retenção, incline a cabeça para trás e solte o ar com um sopro forte. Repita por 4 vezes.
Melhorias:
Massageamento do tórax.
Maior capacidade pulmonar.
Limpa a faringe, laringe e traqueia.
Potencializa a energia vital.
Ativa o funcionamento da Glândula Timo.
Melhora a oxigenação do corpo.
Regula a temperatura do corpo.
O exercício pode ser conferido em vídeo logo abaixo:
Esta postagem faz parte do conjunto de medidas do Grupo de Ações de Motivação Educacional – COVID-19, criado exclusivamente pela Faculdade Dehoniana para o momento de quarentena.