Diante do atual cenário, a população está sujeita a receber uma enxurrada de informações, muitas vezes, difíceis de digerir. A sensação de temor, a prática do isolamento social, e outros fatores instáveis como a economia e a própria política, elevam ainda mais o sentimento de ansiedade.
Segundo a psicóloga Viviana Rosa Reguera Ruiz, essa ansiedade é a resposta do corpo aos sinais de ameaças. “Quanto mais noticias você lê ou ouve, mais o seu cérebro entende perigo”, diz ela no material publicado especialmente para auxiliar durante o período atual.
Isso não significa que a população deve evitar notícias e ficar desatualizada. Para Viviana, estipular quantidades e horários para se atualizar é a melhor maneira de controlar essa resposta do corpo. “Veja noticias no máximo 02 vezes ao dia. Escolha 02 fontes confiáveis de informações”.
Disponível em seu perfil no Instagram, o PDF “Orientações para sua saúde durante a Quarentena” reúne várias estratégias, formas de pensar e exercícios para ajudar a passar por essa pandemia. Além disso, a psicóloga dá um panorama sobre o que é esperado sentir diante de uma situação como essa e ações que podem ajudar a lidar com essas emoções difíceis.
As dicas sugeridas por Viviana para relaxar incluem ler ficção, ouvir música e até planejar a carreira. A Faculdade Dehoniana fez uma seleção de portais que disponibilizaram gratuitamente livros, conteúdos artísticos e cursos online.
Clique aqui para baixar o PDF
Esta postagem faz parte do conjunto de medidas do Grupo de Ações de Motivação Educacional – COVID-19, criado exclusivamente pela Faculdade Dehoniana para o momento de quarentena.