A COPIN (Comissão Permanente de Inclusão) realizou nesta quinta-feira um evento chamado de “Acessibilidade em 10 minutos”. A convidada, a cadeirante Gabriela de Carvalho Almeida, teve o desafio de quebrar preconceitos e deixar um gostinho da importância da acessibilidade.
“Acessibilidade é algo muito próximo. Faz parte da vida de todo mundo e só depende de você querer conhecer e fazer a diferença. Muita gente acha que fazer a diferença é preciso de grandes coisas, mas para chegar em grandes coisas é preciso de pequenos gestos.”
Gabriela falou a respeito de como as pessoas acham que é difícil contribuir com a acessibilidade. ” Você na sua casa, pode facilitar muito o acesso de alguém, tirando o tapete do meio do caminho, fazendo pequenas coisas, tendo pequenos gestos. A norma Brasileira de acessibilidade diz que ter o direito de ir e vir é de todo mundo. Todo mundo tem o direito de ter acesso com tranquilidade e segurança. ”
A COPIN foi fundada em março de 2016, uma iniciativa do então diretor, Pe. Everton dos Santos Carvalho. Atualmente a comissão é formada pelo vice-diretor administrativo Pe. Emerson Marcelo Ruiz, pela psicopedagoga Rosemary Marcelo dos Santos, pelo aluno de Teologia, Marcelo Lima de Souza e pelos representantes da comunidade Helvecio Santos Pinto, Gabriela de Carvalho Almeida e Mercia Aparecida da Cunha Oliveira.
Para conhecer mais sobre acessibilidade, acesse os canais da Gabriela:
Youtube
Facebook
Instagram Quero Acesso
Instagram Gaby
E-mail: gaby.rica20@gmail.com
Membros da COPIN (Foto: Kas Hoshi)