Os alunos do primeiro ano de Filosofia apresentaram nesta quarta-feira um trabalho sobre Fake News, Tecnologias e vazio de pensamento para a matéria de Sociologia, ministrada pelo Prof. Dr. Silvio Costa.
Eles apresentaram dois jornais, o BEM (Brasil em Movimento) e o Jornal Dehoniana. O primeiro foi focado em matérias fakes, apresentado na traseira de um carro para simbolizar o movimento, já o segundo foi feito como um jornal sério e comprometido com a verdade.
O grupo foi formado pelos alunos Angel Fernandes Bagio, Thiago Nascimento Carvalho de Souza, Felipe Fernandes da Silva, João Paulo Braga Câmara e Marcos Paulo Andrade Miguel.
“Hoje nós temos muitas fake news, inclusive é uma das preocupações principais das políticas públicas do Brasil. Fake news que são essas notícias de meia verdade que tentam manipular as massas”, explicou Angel. De acordo com ele, o trabalho foi montado com um recorte histórico desde a criação dos algoritmos com Alan Turing, um estudo da propaganda de massa na Alemanha Nazista e um estudo filosófico sobre o vazio do pensamento com a filósofa Hannah Arendt.
“Então relacionamos como através das fake news e com o auxílio dos algoritmos a sociedade vive um vazio de pensamento, um verdadeiro estado de irreflexão”, finalizou.