Início / Notícias / 5 dicas para se organizar da melhor forma antes do vestibular

5 dicas para se organizar da melhor forma antes do vestibular

Publicado em: 28/10/2015 por

Com a maratona de vestibulares se aproximando, a organização vai se tornando cada vez mais importante na vida do aluno. Nesse momento, é fundamental planejar uma boa uma revisão final para os exames. Ao mesmo tempo, também é necessário equilibrar os estudos com a vida pessoal, respeitando os limites do próprio corpo. Esse equilíbrio é essencial, já que, em muitos casos, a pressão que os vestibulandos sentem pode ser muito grande, gerando constante nervosismo e ansiedade.

Pensando nisso, separamos 5 atitudes que você deve começar a usar em sua rotina para se preparar para as provas, e que vão ajudar a diminuir o medo e o estresse nesse período. Confira abaixo e fique mais próximo do seu sonho de ingressar na faculdade!

1 – Durma cedo

Caso seus pais costumem pedir frequentemente para que você durma cedo, saiba que eles estão tomando uma atitude correta. Manter um sono equilibrado, dormindo a quantidade de horas necessária, é fundamental para obter um melhor desempenho cerebral, aumentando a capacidade de concentração e memorização de conteúdos. O ideal é dormir cerca de 8 horas por noite. Para conseguir isso, é interessante ficar longe e desconectado de aparelhos eletrônicos como celulares quando for se deitar, dando preferência a atividades relaxantes, como leitura, por exemplo.

2 – Não abuse das sonecas à tarde

Tirar pequenas sonecas à tarde pode ajudar muitos estudantes a manter o rendimento ao longo de um dia de estudos. Contudo, é importante estar atento para não exagerar nesse sono vespertino, dormindo por períodos muito longos: em geral, é recomendado não ultrapassar meia hora de descanso. Caso você durma demais, é provável que ao acordar, você se sinta ainda mais indisposto e cansado do que estava antes, não conseguindo prosseguir com a sua revisão.

3 – Procure evitar preocupações desnecessárias

O período pré-vestibular já é estressante o suficiente para você se preocupar com assuntos que podem ser resolvidos depois. É importante, nesse momento, manter-se longe de preocupações extras, mantendo o foco somente nos estudos e na revisão final.

4 – Cuide da alimentação

Prestar atenção nos alimentos ingeridos ao longo do dia também é fundamental para o aluno que vai prestar o vestibular. Além de manter o cuidado com a saúde, ter uma dieta balanceada contribui para manter um bom desempenho nos estudos, já que alguns alimentos são ricos em fontes de vitaminas e proteínas que fazem bem ao cérebro. Além disso, também é recomendado evitar comer demais antes de dormir. Isso porque ao ingerir uma quantidade muito grande de comida durante a noite, o seu corpo precisará trabalhar na digestão ao invés de descansar, o que pode mantê-lo agitado, prejudicando o seu sono e a sua disposição no dia seguinte. O ideal também é ficar longe de substâncias como o álcool, principalmente nesse período de preparação.

5 – Pratique atividades físicas

Manter o corpo ativo também é fundamental para deixar a mente equilibrada. Procure ter o hábito de praticar atividades físicas, seja frequentando uma academia de ginástica, fazendo uma caminhada ou praticando um esporte que gosta, por exemplo. Isso é importante para manter a disposição e a motivação necessária para as provas, além de equilibrar sua rotina e reduzir o estresse.

Fonte: Universia Brasil