Os docentes e alunos da Faculdade Dehoniana prestaram homenagem aos 174 anos do nascimento do Padre João Leão Dehon (14 de março de 1843 – 12 de agosto de 1925), fundador da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus.
O vice-diretor acadêmico, Padre Cláudio Roberto Buss, discursou a respeito da história do educador e ressaltou sua importância pedagógica. “O ser humano é para Pe. Dehon constituído de corporeidade, de alma como vida psíquica e intelectiva (interioridade), de uma intrínseca dimensão social e de uma dimensão transcendental”, afirmou Pe. Buss.
Segundo ele, Dehon se preocupou muito com as atuais e contemporâneas abordagens educacionais, o que o levou a propor uma pedagogia em base ao humanismo integral ou Educação integral. “Esta ultrapassa a mera função de inserção da pessoa no mundo da cultura que o cerca, porque acredita que o gesto educacional é um ato da pessoa e tem em vista a formação da pessoa no seu todo”, explicou Pe. Buss.
Após o discurso, os alunos cantaram “Cantiga por um sonhador” de Pe. Zezinho, música que fala sobre o jovem João Dehon e sua vontade de ser seminarista. Confira: