Centro de Estudos Léon Dehon volta às atividades

O evento de reinauguração do CELDE (Centro de Estudos Léon Dehon) aconteceu na manhã desta última quinta, 14, no auditório Dom Couto da Faculdade Dehoniana. Depois de quase uma década inativo, o CELDE foi reorganizado e reestruturado com o intuito de proporcionar atividades constantes de estudo e pesquisa sobre as obras e carisma de Padre León Dehon, fundador da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos) e da Doutrina Social da Igreja.

O evento contou com a participação de convidados, docentes, discentes e membros da organização funcional, entre eles, o Diretor Executivo, Prof. Esp. Pe. Rarden Pedrosa, scj, o Tesoureiro, Prof. Esp. Pe. José Ronaldo de Castro Gouvêa, scj, o Secretário de Comunicação, Prof. Esp. Pe. Said Mamud, scj e o Secretário Executivo, Diác. Mário Henrique da Costa Nunes, scj.

“A celebração do centenário de fundação da Dehoniana parece uma oportunidade para que esta casa retome suas origens fundantes e carismáticas”, disse Pe. José Ronaldo durante a abertura do evento.

Pe. Rarden, em seu discurso, afirmou que foi solicitado no XXII Capítulo Geral da Congregação dos Padre do Sagrado Coração de Jesus, em Roma, que “as entidades em todos os quatro continentes (América, Ásia, África e Europa) constituísse comissões ou grupos de pesquisa em nível local, que promovesse o estudo e a divulgação da vida, das obras de Padre Dehon e da espiritualidade em vista do serviço apostólico”.

Neste ano em que retoma as atividades, o CELDE firmou parceria de trabalho com o Centro Studi Dehoniani (Roma) da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, que atualmente é coordenado pelo MSc. Pe. Victor Oliveira Barbosa,scj, o qual participou do evento falando a respeito da importância da Doutrina Social da Igreja para o Pe. Dehon.

Ao final, Pe. Said mostrou o site para os presentes e seus conteúdos. “Hoje, 14 de setembro de 2023, Festa de Exaltação da Santa Cruz, é um marco significativo em nossa jornada educacional, onde buscamos promover o conhecimento e o aprendizado de forma acessível e envolvente”, declarou.

O site está disponível no link abaixo para consulta:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Faculdade Dehoniana (@fdehoniana)