Grupos de pesquisa

O grupo de pesquisa é uma iniciativa do Centro de Estudos León Dehon (CELDE) com o objetivo de incentivar e aprofundar os três pilares do CELDE, a saber, a pesquisa, a difusão e a formação, das obras e carisma de Pe. León Dehon, bem como, da Doutrina Social da Igreja. O Regimento Interno do CELDE nos recorda que no ano de 2009, com a aprovação do Conselho Superior da Faculdade Dehoniana – CONSUP – foi criado o Centro de Estudos Léon Dehon – CELDE, tendo como escopo a pesquisa, difusão e formação nas obras e carisma de Padre Leão Dehon com enfoque na Doutrina Social da Igreja buscando respostas e luzes para a construção de uma sociedade mais humanizada” (Cap. 1, art. 1º).

Neste sentido, o grupo de pesquisa do CELDE é fundamental para o desenvolvimento intelectual, acadêmico e social dos seus membros. Sendo assim, uma das principais vantagens de participar do grupo de pesquisa do CELDE é poder compartilhar informações e aprofundar o conhecimento na perspectiva dehoniana e social da Igreja Católica. Sabemos que cada pessoa traz consigo conhecimentos, experiências e perspectivas únicas, o que enriquece o debate e amplia a compreensão dos temas em estudo dentro do grupo de pesquisa.

A missão do CELDE, apresentada no artigo 6º do Regimento Interno, é definida pela contribuição na formação de sujeitos conscientes de seu papel de cidadão na construção de uma sociedade humanizada”, portanto, o grupo de pesquisa faz cumprir a missão, bem como, promove um avanço para a construção de uma civilização na busca constante de uma fé inteligente.

Além disso, cada membro do grupo de pesquisa poderá contribuir com suas competências específicas, sejam elas relacionadas à pesquisa bibliográfica, coleta e análise de dados, redação acadêmica, métodos de investigação ou qualquer outra área relevante para o trabalho em grupo.

Cada grupo de pesquisa do CELDE será orientado por um (a) coordenador (a) durante todo o trabalho de investigação, diálogo e produção acadêmica. Os temas dos grupos de pesquisa serão apresentados sob o formato de editais e, de maneira livre, cada interessado poderá se inscrever no tema de sua escolha. O grupo terá um limite máximo de 6 (seis) participantes e uma durabilidade de acordo com o tema proposto pelo (a) coordenador (a).

Por fim, as duas linhas de pesquisa que irão nortear os temas de estudo de cada grupo serão: obras e carisma de Pe. León Dehon e a Doutrina Social da Igreja. Essas linhas de pesquisa se apresentam como o alicerce para se pensar uma sociedade mais humanizada e enraizada nos fundamentos de uma formação cristã.

  • Obra e Carisma de Padre Leon Dehon: Padre Dehon foi um sacerdote católico e fundador da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos). O carisma dehoniano, inspirado no Padre Dehon pela ação do Espírito Santo, está fundamentado sob dois eixos: amor e reparação. O legado deixado por Padre Dehon inclui seus escritos pessoais (diários), sermões, obras sociais e pastorais, bem como os princípios e diretrizes que ele estabeleceu para a congregação (Regra de Vida). Portanto, o estudo da obra de Padre Dehon poderá abranger temas como a espiritualidade dehoniana, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, a dedicação aos pobres e necessitados, a formação sacerdotal, a educação e a evangelização.
  • Doutrina Social da Igreja: a Doutrina Social da Igreja é um conjunto de ensinamentos e princípios que a Igreja Católica desenvolveu ao longo dos anos para orientar os fiéis em questões sociais, políticas e econômicas, buscando promover a justiça, a solidariedade e o bem comum na sociedade, com base nos ensinamentos bíblicos e na tradição da Igreja. A Doutrina Social da Igreja aborda uma ampla gama de temas, como dignidade humana, direitos humanos, justiça social, pobreza, trabalho, solidariedade, subsidiariedade, desenvolvimento sustentável, paz, entre outros.