A sala de aula tradicional, baseada na hegemonia da aula expositiva, ainda é um grande desafio a ser vencido para que a qualidade do ensino e da educação em geral, melhore. Se há muito inúmeras gerações se formaram profissionais vivenciando esse modelo de aulas, muitas vezes saiu com a falsa impressão que aprendeu, mas, passando por um ensino tradicional, por vezes exaustivo, que sustenta uma aprendizagem não devidamente estimulada, incrementada com as atuais metodologias educacionais. Daí ser justificável e desejável implementar a mudança, oferecendo um curso como esse, que possibilita desenvolver o aprendizado efetivo e a aplicabilidade do conhecimento compreendido, a partir de ferramentas de ensino eficazes, operáveis de maneira dinâmica, capaz de despertar e manter maior interesse do(a) aluno(a) nas situações de ensino.
O curso pretende contribuir com os profissionais da educação, incentivando-os a aplicar adequadamente seus conhecimentos em suas atividades laborais, valendo-se de estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Neste intuito, vamos incentivar os educadores em geral a interagir e favorecer-se da diversidade de estratégias de ensino, bem como, preparar os educadores para que, na prática pedagógica, possa deslocar o foco do ensino de conteúdo para o desenvolvimento de competências e habilidades na solução de problemas. E por fim, mobilizar o interesse dos participantes para conhecer as ferramentas e procedimentos pedagógicos que permitem dinamizar o ensino, integrados aos conteúdos significativos, contextualizados e correlatos à realidade.
Profissionais com graduação (Pedagogia) ou licenciaturas em geral que atuem no ensino formal ou informal.
Conheça o curso
de Estratégias de Ensino:
Abordagens Alternativas
com a Professora Nena!
Data
Conteúdo
31/07
Apresentação da programação, acolhimento junto aos participantes- Ensinar, aprender e apreender
07/08
Ação, Interação e Construção do Conhecimento-Significado e sentido na aprendizagem escolar
14/08
Condições facilitadoras do ensino: competências e necessidades básicas de aprendizagem do educador
21/08
Planejando a ação educativa: organização das atividades pedagógicas
28/08
Transposição didática- recursos necessários
04/09
Oficina pedagógica: do ensino à aprendizagem (atividade avaliativa 1 dos participantes)
11/09
As estratégias de ensino: para além de técnicas e de tecnologias
18/09
A sala de aula inovadora: um olhar sobre as estratégias
25/09
Metodologias Ativas e novos designs como recursos didáticos
02/10
Oficina Pedagógica: compartilhando saberes sobre novas ações na prática educativa
09/10
Ciranda Pedagógica (Debate aberto (GRATUITO) para todos no auditório)
3 parcelas de R$ 100,00
Graduada em Pedagogia pela Universidade de Taubaté, é mestre, doutora e pós-doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela PUC-SP. Atualmente coordena cursos de pós graduação lato sensu, é pesquisadora e docente do Mestrado Profissional em Educação, do Mestrado em Desenvolvimento Humano e do Mestrado Profissional em Engenharia Mecânica da Universidade de Taubaté. Também presta Assessoria às Secretarias Municipais de Educação da região do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
Av Francisco Barreto Leme, 550
Vila São Geraldo - Taubaté/SP - 12062-000
Telefone: (12) 3625-8080
Faculdade Dehoniana | SITE OFICIAL © Todos os direitos reservados.