Logotipo Faculdade Dehoniana
Inscrições Encerradas

COUNSELING – Aconselhamento: uma atividade de ajuda

Considerando a precariedade das relações humanas nos seus mais variados ambientes de convivência e que os indivíduos são uma complexa combinação bio-psico-social-espiritual, este curso de extensão promove uma releitura da relação de ajuda e do padrão dos processos interpessoais, criando um Modelo Integrado que aborda as dimensões Pessoal, Espiritual e Profissional, utilizando especialmente a ferramenta do Counseling (Aconselhamento).

Essa atividade requer conhecimento no campo comportamental, sobretudo habilidades do ponto de vista pessoal, para oferecer os elementos que se revelarão fundamentais em um percurso de counseling (aconselhamento): presença, escuta, empatia. Para efeito de definição, em 1995, a Associação Europeia de Counseling (Aconselhamento) – EAC, adotou para esse modelo terapêutico o que segue:

O Counseling é um processo interativo entre o counselor e um cliente, ou mais clientes, que aborda com técnica holística, temas sociais, culturais, econômicos e/ou emotivos. Pode concentrar-se sobre o modo de enfrentar e resolver problemas específicos, favorecer um processo decisório, ajudar a superar uma crise, melhorar os relacionamentos com os outros, facilitar o desenvolvimento, aumentar o conhecimento, a consciência de si e permitir a elaboração de emoções e conflitos interiores. O objetivo global é oferecer aos clientes a oportunidade de trabalhar com modalidades por eles definidas, a fim de levar uma vida mais satisfatória e rica de recursos, seja como indivíduos, seja como membros da sociedade mais ampla. (DANON, 2003, p. 36)

Existem diversos modelos de counseling (aconselhamento), no âmbito dos vários paradigmas da psicologia. O modelo de referência aqui utilizado é o modelo humanista, com as diversas escolas que dele fazem parte. O curso de extensão proporcionará o descobrimento das imensas implicações de uma concepção otimista e segura do ser humano e de uma atividade que, utilizando as palavras de Abraham Maslow, se propõe a “ajudar os homens a tornar-se, na medida do possível, o quanto podem e sentem a necessidade de vir a ser”. Ao final, portanto, além de uma transformação pessoal, e dos conhecimentos para melhorar a qualidade de vidas das pessoas, o egresso terá o certificado de extensão em Counseling – aconselhamento: uma atividade de ajuda.

Para quem?

Pessoas que apreciam o desenvolvimento e a formação humana no âmbito educacional, religioso, saúde e empresarial: líderes e, formadores de religiosos, pastoral da escuta e universitária, educadores, psicopedagogos, psicólogos, agentes de saúde, administradores e gestores de pessoas, gestores comerciais, coaches, empresários e demais áreas relacionadas que mantém relação constante com o público.

Para todos que buscam autoconhecimento, dinamização da vida e desenvolvimento pessoal e profissional por meio da escuta ativa qualificada. Ajudar a ajudar-se.

Sobre o Curso

O que proporciona?

É visível que o ser humano, gradativamente, está se distanciando mais e mais de sua própria essência. O resultado é que ele passa a sentir fortemente a necessidade de partilhar sua vida com alguém, de buscar ajuda, apoio e até mesmo buscar alívio para as inúmeras dores enfrentadas no seu cotidiano.

O curso de extensão apresentado, ajudará as pessoas a desenvolverem habilidades no campo do aconselhamento ou da relação de ajuda. Ele será ministrado por profissionais de reconhecida competência, ligados à experiência do serviço de escuta no âmbito do aconselhamento pastoral e do aconselhamento nas empresas, escolas e consultórios.

Além disso, o curso de counseling (aconselhamento): uma atividade de ajuda, se volta também para a capacitação dos agentes de pastoral, tornando-se concomitantemente um curso que ajuda no processo formativo. Ele tem por base as modernas abordagens da questão da escuta, o que ajudará os participantes a se sentirem mais seguros na sua prática concreta e assim possam ajudar as pessoas que buscam este serviço; ao mesmo tempo, serão oferecidas informações para que sejam observados os casos que demandam uma ajuda profissional competente a fim de que sejam encaminhados a quem de direito: assistentes sociais, psicopedagogos, psicólogos, médicos ou outros profissionais da área da saúde.

240h

Carga horária

Remoto

Aulas On-line

Aulas Mensais

11 Horas Por Módulo

O que
você vai
aprender?

Counseling

2022

Aconselhamento I

18 e 19 de março

2022

Aconselhamento II

29 e 30 de abril

2022

Aconselhamento III

20 e 21 de maio

2022

Emoções e sentimentos

24 e 25 de junho

2022

Carl Rogers, Albert Ellis e suas teorias

22 e 23 de julho

2022

Fenomenologia e Existencialismo

19 e 20 de agosto

2022

Logoterapia I

16 e 17 de setembro

2022

Logoterapia II

21 e 22 de outubro

2022

Consciência Humana

18 e 19 de novembro

2022

Espiritualidade e religiosidade

16 e 17 de dezembro

2023

Psicossíntese e Salutogênese

17 e 18 de fevereiro

2023

Aconselhamento e a Gestalt

17 e 18 de março

2023

Afetividade e Sexualidade

28 e 29 de abril

2023

Condição Humana I

19 e 20 de maio

2023

Condição Humana II

23 e 24 de junho

2023

As fases do desenvolvimento humano

21 e 22 de julho

2023

A Passagem do Meio

18 e 19 de agosto

2023

O Envelhecimento e a Velice

22 e 23 de setembro

2023

Aconselhamento: família/casal/grupos

27 e 28 de setembro

2023

A constituição da personalidade

17 e 18 de novembro

2023

Ética geral e profissional

15 e 16 de dezembro

2024

Psicopatologia

16 e 17 de fevereiro

2024

Adição: a dependência química

15 e 16 de março

2024

Finitude e Acolhimento

19 e 20 de abril

Investimento

24 x R$ 290,00

Inscrições Encerradas

Realização

Faculdade Dehoniana

Faculdade
Dehoniana

Instituto Roko

Instituto
Roko


Faculdade Dehoniana

 extensao@dehoniana.edu.br

Instituto Roko

 atendimento@institutoroko.com.br

Faculdade Dehoniana | SITE OFICIAL © Todos os direitos reservados.