Início / Destaque / Visita ao Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Aparecida

Visita ao Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Aparecida

Publicado em: 13/06/2017 por

Texto por Diác. Rarden Luis, scj – Aluno do 4º ano de Teologia

Na manhã do dia 12 de junho de 2017, nós, alunos do 4º ano de teologia, dentro da disciplina de Direito Canônico II, visitamos o Tribunal Eclesiástico Interdiocesano na cidade de Aparecida (SP). Na ocasião o presidente do Tribunal e também professor da cadeira de Direito Canônico na Faculdade Dehoniana, Prof. MSc Pe. Carlos Antonio da Silva, nos mostrou as dependências do Tribunal, suas salas de audiência e os trabalhos dos funcionários dentro da dinâmica processual eclesiástica.

Além disso, tivemos a oportunidade de ter contato com alguns processos, os quais foram explicados pelo presidente do tribunal, bem como analisados por nós. Durante a manhã pudemos debater e esclarecer algumas dúvidas sobre o direito eclesial, especificamente no que tange o direito matrimonial, uma realidade pastoral que no futuro será enfrentada por todos nós.

Neste sentido, nós, alunos concluintes do bacharelado em Teologia, pudemos perceber que a teoria que aprendemos em sala de aula tem uma grande e ampla prática dentro da vida pastoral e evangelizadora. Consequentemente, o nosso comprometimento com os estudos e dedicação, para absorver mais os conteúdos, se torna algo, não somente humano, mas também divino, afinal, a obra não nos pertence, mas pertence a Deus.

Agradecemos ao presidente do tribunal e professor, Con. Carlos Antônio, bem como a calorosa recepção dos seminaristas da Diocese de Aparecida que nos acolheram com um delicioso almoço.

(Foto: Arquivo Pessoal)