Início / Notícias / Semana da Administração tem início na próxima semana

Semana da Administração tem início na próxima semana

Publicado em: 01/09/2015 por

Empreendedorismo durante Crise Econômica é o tema nessa edição

A Faculdade Dehoniana realiza, entre os dias 08 e 10 de setembro, a Semana da Administração. Nesse ano, o evento abordará o tema “Empreender em Tempos de Crise Econômica“, com atividades que acontecem das 19h às 22h30, envolvendo alunos, professores, interessados e a comunidade em geral.

Na terça-feira, o evento de abertura será a palestra interativa “Os novos desafios do ser empreendedor” , com o objetivo de apresentar as necessidades atuais de quem pretende inovar ou empreender,  atentando para os desafios da crise econômica e para os sinais de uma sociedade mais exigente quanto aos procedimentos de aplicação dos recursos existentes. Os professores Francisco Antônio Maciel Novaes e Altair Emboava de Araujo, desenharão as perspectivas profissionais para uma possível ampliação ou manutenção da empresa em época marcada pela incerteza, sem deixar de atentar para as questões sociais.

Após o intervalo, também no dia 8, acontece uma análise de caso com o testemunho de empreendedorismo  “Como Nasce uma Nova Empresa“, com Ariane Neves e Helder Monteiro, proprietários da empresa MonteÁria Eventos. Os assessores abordarão sobre os procedimentos para constituir uma pequena empresa na sua gênese, esclarecendo o que levou a constituição da empresa, como estes amadureceram no decorrer da formação da mesma, quais os passos necessários para o desenvolvimento inicial da empresa, além das perspectivas para uma possível ampliação ou manutenção da empresa.

Já na quarta-feira, dia 9, também comemorando o Dia do Administrador, a palestra “Como Funciona e Como Participar de uma Licitação Pública” será ministrada pelas professoras  Claudia de Oliveira Miranda, Leila Ferreira Moreira Roman e Tereza Pinto Vieira, do Observatório Social. Elas indicarão os procedimentos para a participação em um processo de licitação pública, apresentando o que é um pregão eletrônico de compras e aquisição de serviço por parte das entidades públicas. A intuito é mostrar as oportunidades para servir as necessidades dos agentes públicos e se preparar para participar e monitorar uma licitação de compra de bens ou de aquisição de serviços públicos, conhecendo os quesitos importantes para atender a um edital de aquisição de produtos ou serviços por parte de entidades públicas.

No último dia de evento, Felipe Guerra encerrará com a palestra “Como Administrar as Finanças e o Tempo em Período de Crise“, explicando quais as atitudes necessárias para enfrentar e superar os problemas financeiros advindos de um tempo

de crise econômica, e como gerenciar o tempo para que este possa favorecer o controle dos gastos. A ideia é apresentar quais as importantes escolhas para não vivenciar situações que levem ao desperdício de tempo e de dinheiro, e que favoreçam a compreensão de que o uso racional dos recursos perpassa uma atitude de percepção da realidade. Após identificar possíveis atitudes que poderão desequilibrar as contas podem ser estabelecidos critérios para usar com eficiência os recursos financeiros no tempo disponibilizado, despertando para a necessidade de prever situações de falta de dinheiro e de tempo e como gerenciar esse momento.

As inscrições para o evento são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail: tudoaqui@dehoniana.edu.br, enviando nome completo, RG, CPF, endereço, telefone e confirmando a presença em quais atividades for participar.  Mais informações pelo telefone: (12) 3625.8080. A Faculdade Dehoniana está localizada na Avenida Francisco Barreto Leme, 550, Vila São Geraldo, em Taubaté-SP.