Início / Destaque / Questionamentos a respeito de vigilância marcam Café Filosófico

Questionamentos a respeito de vigilância marcam Café Filosófico

Publicado em: 28/03/2017 por

Imagem

O primeiro Café Filosófico de 2017 da Faculdade Dehoniana aconteceu nesta segunda-feira, 27, com a Professora Simone Suelene Pereira. “Vigiar e Punir?” foi o tema trabalhado baseada na obra de mesmo nome do filósofo francês Michel Foucault.

“Estamos vivendo um tempo de burburinhos na política, na sociedade”, afirmou a professora explicando o motivo de ter escolhido a temática para o CF. De acordo com ela, o título que permeou a conversa tratava de um questionamento “vigiar para que?”.

“Para controlar e punir em função de um desejo particular e singular vinculado ao modo de ser-se no mundo, oriundo de sua genética, geografia, história”, explicou Simone.

Formado em Filosofia e aluno do primeiro ano de Teologia da Dehoniana, José Amarildo Rangel Junior, já havia estudado o tema durante a graduação anterior em Filosofia Política e foi isso que o atraiu para o CF.

“Pelo contexto atual, a ideia de Vigiar e Punir é muito interessante.” Para ele, o debate atual da sociedade deveria girar em torno do tema discutido sem ser levado como sentido negativo da punição e vigilância.

O próximo Café Filosófico é dia 24 de abril com Prof. Dr. Marcelo Andrade falando sobre: “Conhece-te a ti mesmo!” – Sócrates e o tema do autoconhecimento.