Logotipo da Faculdade Dehoniana

CONQUISTE O SEU MELHOR

Início / Publicações / Outras Publicações

Outras Publicações

 

DIÁLOGO TRANSFORMADOR
Pe. Daniel Aparecido de Campos, scj

No campo jurídico, um grande ganho foi o decreto presidencial 7.107 de 11 de fevereiro de 2010 que promulgou o acordo entre o Estado Brasileiro e a Santa Sé, firmado na Cidade do Vaticano no dia 13 de novembro de 2008. Esse acordo é importante porque favoreceu (…)


GESTÃO DE PATRIMÔNIO
Pe. Daniel Aparecido de Campos, scj

O processo de aprimoramento dos elementos de gestão favorece perdas e ganhos para o dia a dia da instituição Igreja Católica. Atentar para essas situações é fundamental para equilibrar suas consequências no resultado final. No que se refere às questões patrimoniais (…)


DIREITO E IGREJA - DINÂMICA PROVIDENCIAL
Elisete Dias Raposo Ribeiro

O pároco nas suas mais variadas atribuições, dentro da comunidade em que foi inserido que perpassa pelo pastoreio, pela direção e salvação das almas, tem a função de gestor que nada mais é que o gerente, aquele indivíduo que (…)


AS DEVOÇÕES DO PREGADOR
Padre Zezinho, scj

O fato de os dois últimos papas irem aos mais diversos santuários marianos e não terem ido, nem incentivado idas a outros quando estiveram bem perto faz pensar. A punição dada ao pregador que orientava as crianças videntes é outro sinal. O fato de o caso estar sob estudos é ainda outro. O fato de especialistas em estudos marianos lembrarem que (…)


PLANEJAMENTO PASTORAL
Pe. Daniel Aparecido de Campos, scj

O sucesso de um empreendimento depende da forma como ele foi planejado e, por isso, é de fundamental importância que os gestores religiosos utilizem a ferramenta do planejamento para executar as ações que favoreçam a presença do Reino. Fazer uso de uma ferramenta garante que os procedimentos sejam executados de maneira (…)


HISTÓRIA DA IGREJA
Profª Maria Angélica Franco Moreira

A relação Igreja-Estado na História do Brasil inicia-se com a concessão do direito de padroado. O Padroado é o direito concedido pelos papas aos reis de Portugal de administrar os assuntos religiosos nas terras além-mar. Este direito começou a ser concedido no século XV quando Portugal a (…)


GESTÃO RELIGIOSA - IMUNIDADE RELIGIOSA
José Rodrigo Várzea Cursino

Aproximadamente, R$ 703.281.795.219,03 (setecentos e três bilhões, duzentos e oitenta e um milhões, setecentos e noventa e cinco mil e duzentos e dezenove reais e três centavos), esse foi o montante de tributos que pagamos desde 1º de janeiro até dia 20 de junho do corrente ano, por volta do meio-dia, segundo o “impostrômetro”, site mantido pela (…)


SECRETARIA PAROQUIAL - CUIDADO EXEMPLAR
Pe. Daniel Aparecido de Campos, scj

O fato de os dois últimos papas irem aos mais diversos santuários marianos e não terem ido, nem incentivado idas a outros quando estiveram bem perto faz pensar. A punição dada ao pregador que orientava as crianças videntes é outro sinal. O fato de o caso estar sob estudos é ainda outro. O fato de especialistas em estudos marianos lembrarem que (…)


PASTORAL DO DÍZIMO - CONTRIBUIÇÃO RECÍPROCA
Pe. Daniel Aparecido de Campos, scj

Para obter uma Pastoral do Dízimo que incentive a responsabilidade de todos na paróquia, é imprescindível que os agentes trabalhem e fomentem o dízimo em uma estrutura que de maneira conjugada favoreça o intercâmbio de informações e de (…)


A ADMINISTRAÇÃO DOS BENS FIDUCIÁRIOS
Padre Celson Altenhofen, scj

A finalidade da Igreja é essencialmente espiritual, mas por viver e atuar neste mundo, necessita dos bens materiais para melhor cumprir sua missão. A posse de bens temporais por parte da Igreja só se justifica enquanto esses servem ao seu fim específico, que é a evangelização e tudo o que leva (…)


PASTORAL DO DÍZIMO - AÇÃO CONJUNTA
Pe. Daniel Aparecido de Campos, scj

Durante minha infância em São José dos Campos sempre acompanhei meus pais que eram agentes do Dízimo conscientizando as pessoas sobre essa importante atitude do cristão. Acredito que minha vocação tenha sido cultivada nesse espaço e, por isso, falar sobre o Dízimo não é complicado quando (…)


O DIREITO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL E O GESTOR RELIGIOSO
Pe. Ricardo Nogueira Garcez, scj

O ser humano é inventivo por natureza e quando seus pensamentos saem do mundo das ideias para adotar uma forma determinada, específica, surge aí o momento no qual o Direito da Propriedade Intelectual começa a atuar. Assim, o chamado “Direito da Propriedade Intelectual” é, em apertada síntese, o ramo do Direito por meio do qual se busca (…)


ADMINISTRAÇÃO ECLESIAL
Pe. Cristiano Faria dos Santos

Tome nota das orientações de como implantar e organizar uma auditoria diocesana.


CONSTRUA COM ZELO UMA ADMINISTRAÇÃO DEMOCRÁTICA
Pe. Daniel Aparecido de Campos, scj

O processo democrático é uma das maiores vertentes evolutivas da sociedade e à medida que se consolida, torna as pessoas responsáveis pela configuração social existente. As estruturas sociais desenham a cada dia uma sociedade que pretende se tornar responsável e plural, onde as partes distintas tendem (…)


ORIENTE-SE POR UMA GESTÃO BASEADA NOS PRINCÍPIOS DA DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA
Rosana Manzini

A Carta Encíclica “Caritas in veritate” é um princípio à volta do qual gira a doutrina social da Igreja, princípio que ganha forma operativa em critérios orientadores da ação moral. Destes, desejo lembrar dois em particular, requeridos especialmente pelo compromisso em prol do desenvolvimento em uma (…)


CONTATOS

Cruz Dehoniana amarela

Av. Francisco Barreto Leme, 550

Vila São Geraldo - Taubaté/SP - 12062-000

Telefone: (12) 3625-8080

E-mail: tudoaqui@dehoniana.edu.br

E-mail: dehoniana@uol.com.br

Faculdade Dehoniana | SITE OFICIAL © Todos os direitos reservados.