Logotipo da Faculdade Dehoniana

CONQUISTE O SEU MELHOR

Início / Pós-graduação / Formadores de Seminários e Casas de Formação / Formadores de Seminários e Casas de Formação – Corpo Docente

Corpo Docente
Formadores de Seminários e Casas de Formação

 

DocenteQualificaçãoCurrículo Lattes
Dr. Adalto Luiz Chitolina
Licenciado em Estudos Sociais pela FAFI, Varginha, MG. Bacharel em Teologia pela PUC-RJ. Licenciado em Comunicação Social - Jornalismo, pela PUC-PR. Especialização em Aconselhamento - Counseling, pela Faculdade Bagozzi, Ctiba PR. Mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana - Roma (Escola do Rulla), revalidado pela USP. Professor na Escola para Formadores de SP (Associação Transcender) e na Escola para Formadores da CRB-PR. Membro do IATES - Instituto de Aconselhamento e Terapia do Sentido de Ser).
Visualizar Currículo
MSc. Agostinho Capeletti Busato
Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC –PR (2006) com dissertação “Pedagogia do Aconselhamento e Formação docente: educando emoções e sentimentos”. Atua principalmente nos temas: Aconselhamento, Formação humana e Questões de Logoterapia conforme Viktor Emile Frankl.
Visualizar Currículo
Dr. Pe. Alfonso Garcia Rubio
Possui mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1968) e doutorado em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1973). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Sistemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Antropologia teológica, Cristologia, diálogo Fé cristã e Modernidade/pós-modernidade e diálogo Fé-ciência. Em 2009, recebeu o título de Professor emérito da PUC/Rio.
Visualizar Currículo
MSc. Pe. Carlos Antônio da Silva
Mestre em Teologia (PUC SP). Mestre em Direito Canônico (Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma - reconhecido apenas canonicamente). Bacharel em teologia pela Faculdade Dehoniana (Taubaté – SP). Juiz eclesiástico há 30 anos. Atualmente, é professor de direito canônico e teologia na Faculdade Dehoniana.
Visualizar Currículo
MSc. Dom Cícero Alves de França
Mestrado em Teologia Espiritual, Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma, Itália, conclusão 2009. Especialização em Formação sacerdotal, Pontifícia Universidade Gregoriana, conclusão 2008. Professor de Teologia espiritual, Penitência e Unção, Teologia da Eucaristia, Psicologia pastoral, no curso de bacharelado em Teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor convidado no curso de Espiritualidade no Centro Teresiano de Espiritualidade (2010); Professor convidado no curso de pós-graduação em formação sacerdotal, ISTA, Belo Horizonte; Professor convidado no curso de pós-graduação em formação sacerdotal, Dehoniana, Taubaté – SP. Sacerdote incardinado na Arquidiocese de São Paulo; Reitor do Seminário Maior de Teologia Bom Pastor da Arquidiocese de São Paulo.
Visualizar Currículo
Dr. Ênio Brito
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979), especialização em Psicopedagogia pela UNIP (1994), mestrado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002, com o tema "Orientação Sexual na Escola e Religião: Um encontro não confessado"), é doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007, com a tese "Gestalt-terapia de Curta Duração Para Clérigos Católicos: Elementos para a prática clínica") e fez o pós-doc em Psicologia Clínica na PUC/SP (2012, "A Compreensão Diagnóstica em Gestalt-terapia em diálogo com o DSM-IV-TR"). Atualmente, além de ser psicoterapeuta (gestalt-terapeuta), é coordenador e professor do Instituto Gestalt de São Paulo e professor convidado em diversos institutos de Gestalt-terapia no Brasil. É também professor convidado dos Cursos de Pós-graduação em Terapia e Educação Sexual do Instituto Brasileiro Interdisciplinar de Sexologia e Medicina Psicossomática (ISEXP) e do curso de pós-graduação Lato Sensu de Especialização para Formadores de Seminários e Casas de Formação Católicas. Tem experiência nas áreas de psicoterapia e de Ciências da Religião; atua principalmente com os seguintes temas: sexualidade; psicoterapia com base na gestalt-terapia, especialmente gestalt-terapia de curta duração; orientação sexual e psicologia da religião. Possui diversos artigos e capítulos de livros publicados nessas áreas, além de livros sobre psicoterapia de curta duração, orientação sexual na escola e sexualidade adolescente publicados no Brasil e no México. Participa de grupo de pesquisa no Núcleo de Ciências da Religião da PUC/SP.
Visualizar Currículo
MSc. Pe. Fidel Roberto Oñoro Consuegra, CJM
Padre da Congregação de Jesus e Maria (Padres Eudistas). Mestre em Teologia Bíblica (Licença Eclesiástica) pela Pontifícia Universidad Javeriana, Bogotá, em 1994.Licenciatura Eclesiástica em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico, Roma (1994-1998). Estudos de Arqueologia Bíblica na Escola Bíblica de Jerusalém (Israel), em 1997. Candidato a Doutor em Teologia Bíblica, na Universidad Pontifícia de Salamanca, Espanha; Formador no Seminario Mayor "Reina del Cisne", Loja, Ecuador. Responsável pelo Propedêutico do Seminário Valmaria, Bogotá (1989-1990). Reitor do Seminário Regional Nordeste I, em Fortaleza, Brasil (1991-1994); Vice-reitor acadêmico da Universidad Minuto de Dios, Bogotá, (1998-2001), Formador no Seminário Minuto de Dios (Casas Comunitárias), Bogotá (1998-2008); Reitor do Seminário Minuto de Dios (Casas Comunitárias), Bogotá (2001-2004); Professor de Novo Testamento na Pontifícia Universidad Javeriana, Bogotá (1998-2008); Decano do Instituto Bíblico Pastoral para a América Latina da Universidad Minuto de Dios, Bogotá (2001-2004); Diretor do Centro Bíblico para a América Latina (CEBIPAL) do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM),(2004-2011); Atualmente, Vigário Geral da Congregação de Jesus e Maria (Padres Eudistas), residindo em Roma.
Visualizar Currículo
Pe. Jean Poul Hansen (Diocese de Campanha – MG)
Mestre em teologia dogmática (2015, Universidad Pontificia, Salamanca) e especialista em origens do cristianismo (2013, Instituto Agostiniano de Valladolid, Espanha). Lecionou disciplinas teológicas na Faculdade Católica (Pouso Alegre – MG) e no Instituto Regional de Pastoral Catequética (IRPAC) do Regional Leste 2 (MG). Atualmente é o Secretário Executivo de Campanhas na CNBB. Já foi pároco, assessor diocesano da catequese, professor nos seminários e coordenador diocesano da ação pastoral.
Visualizar Currículo
Dr. Pe. José Rafael Solano Durán
Pós Dourado em teologia moral e familiar (Instituto para a Família Giovanni Paolo II, Roma, Pontificia Universitas Lateranensis). Mestre e Doutor em teologia moral (2004, Pontificia Universidade Gregoriana de Roma). Graduado em Teologia (1995, Pontificia Universidad Javeriana). Atualmente é professor da PUC PR e prepara seu segundo pós doutorado pela Universidade de Louvaina (Bélgica).
Visualizar Currículo
Dr. Pe. Marcelo Batalioto, SCJ
Doutor em teologia pela PUC Rio. Mestre em teologia pela mesma Universidade. Graduado em Teologia (FAJE-BH). Licenciado em Filosofia (FEBE, Brusque-SC). Professor da área de Teologia Sistemática na Faculdade Dehoniana (Taubaté-SP). Leciona e pesquisa temas relacionados à cristologia, com enfoque na questão do Jesus histórico e cristologia bíblica; trabalha com temas de revelação, diálogo inter-religioso, soteriologia e escatologia. Exerce, em segundo mandato, a função de Diretor Geral da Faculdade Dehoniana (2017-2020; 2021-2024).
Visualizar Currículo
Dr. Pe. Marcial Maçaneiro, SCJ
Licenciado em Estudos Sociais pela Fundação Educacional de Brusque, SC (FEBE). Bacharel em Teologia pela PUC-RJ. Mestre em Teologia pelo Instituto Santo Inácio, Belo Horizonte, MG. Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Professor de Mística e Mistagogia no curso de espiritualidade do Centro Teresiano, São Roque, SP. Professor do curso de pósgraduação lato sensu em Ecumenismo, no Centro Universitário Assunção, S. Paulo, SP. Autor de livros e artigos na área da teologia, cultura religiosa e espiritualidade. Pertence à Congregação dos Padres do Coração de Jesus (SCJ).
Visualizar Currículo
Dr. Matthias Grenzer
Pós doutorado em teologia (2013, PUC Rio). Doutor em teologia (1995, Frankfurt). Mestre em história (2013, PUC SP). Bacharel em teologia (Frankfurt). É professor da Faculdade de Teologia da PUC SP, lecionando na área de Literatura Bíblica.
Visualizar Currículo
Dr. Fr. Vagner Sanagiotto, O.Carm.
Doutor em psicologia (2022, Pontifícia Universidade Salesiana, Roma). Bacharel em psicologia (2017, FAE, Curitiba) e bacharel em teologia (2010, Faculdade Vicentina, Curitiba). Possui experiência em clínica psicológica com presbíteros e consagrados: atendimento pessoal e trabalhos no Instituto Acolher (SP) e Centro Âncora (PR). Pesquisa, publica e leciona sobre temas ligados à formação e à saúde na vida presbiteral e consagrada.
Visualizar Currículo

CONTATOS

Cruz Dehoniana amarela

Av. Francisco Barreto Leme, 550

Vila São Geraldo - Taubaté/SP - 12062-000

Telefone: (12) 3625-8080

E-mail: tudoaqui@dehoniana.edu.br

E-mail: dehoniana@uol.com.br

Faculdade Dehoniana | SITE OFICIAL © Todos os direitos reservados.