Logotipo da Faculdade Dehoniana

Formadores de Seminários e Casas de Formação

SOBRE O CURSO

Caro formador!

A Faculdade Dehoniana em parceria com a OSIB tem a grata satisfação de abrir a 7ª turma de pós-graduação lato sensu para Formadores de Seminários e Casas de Formação. Projeto que iniciou com a primeira turma em 2007-2008 e que durante este tempo alcançou formadores das mais diversas partes do país. Projeto amadurecido que conta com uma boa estrutura curricular e um excelente quadro de professores (as).
Temos presente que carência de pessoal preparado para atuar no campo formativo é uma realidade, por isso, a OSIB e a Faculdade Dehoniana programaram um curso voltado para a formação humana, acadêmica e técnico-pedagógica, dos formadores e futuros formadores de seminários e institutos católicos.
Isto porque acreditamos que o processo formativo desenvolvido nos Seminários e Casas de Formação, que reúne uma autêntica comunidade cristã (formadores e formandos), sob o cuidado do formador, deve levar o formando ao amadurecimento humano-afetivo, comunitário, espiritual, intelectual e pastoral-missionário, em vista de sua vida de consagração e ministerial. Em vista disso, a Escola de Formadores da Faculdade Dehoniana articula as seguintes dimensões em sua concepção conforme expressa o Documento 93 da CNBB:

• Dimensão Humano-Afetiva
  • Dimensão Comunitária
  • Dimensão Espiritual
  • Dimensões Pastoral-missionária e intelectual

Ao interno dessas dimensões, em cada disciplina indicada, serão desenvolvidos seis enfoques interdisciplinares: Antropológico, Bíblico-Cristológico, Eclesiológico, Psicológico e Pedagógico. Cada módulo terá início com uma Introdução geral à dimensão constitutiva do tema em questão. O segundo e o terceiro módulos contam também com o eixo prático-laboratorial de liturgia coordenado pela OSIB. No último módulo, o aluno apresenta seu Trabalho de Conclusão para avaliação.
Seja bem-vindo!

OBJETIVO GERAL
Oferecer os elementos fundamentais para o aprofundamento da identidade do formador e seu ministério, compreensão integral do processo formativo e acompanhamento dos candidatos ao ministério diocesano e vida religiosa (reflexão teórica e perspectivas de intervenção).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Promover entre os formadores a revisão e a atualização do processo formativo por meio da troca de experiências e busca de soluções mais adequadas aos problemas;
  • Aprofundar a identidade de formador e a especificidade desse ministério em relação ao processo formativo;
  • Aprofundar temas da Antropologia, Psicologia, Pedagogia, Cristologia e Pedagogia relacionados à formação presbiteral e religiosa;
  • Criar condições facilitadoras para que o cursista desenvolva-se tanto na competência quanto na habilidade do agir pedagógico na formação e sistematização dos saberes;
  • Capacitar os cursistas para a elaboração de TCCs oferecendo referenciais teórico-metodológicos e propondo atividades práticas em vista de uma práxis educativa e formadora.

PÚBLICO ALVO

Presbíteros envolvidos na formação para o presbiterado e/ou vida religiosa masculina, iniciantes ou experientes no trabalho com vocacionados. Outros candidatos não presbíteros dependem da aprovação da Coordenação para ingresso (diáconos, leigos envolvidos diretamente no processo formativo, etc).

CERTIFICAÇÃO

A emissão da certificação está condicionada à:

• Conclusão do curso no período estabelecido;
  • Aprovação em todas as disciplinas;
  • Frequência igual ou superior a 75%;
  • Entrega do TCC (Artigo Científico).

PERIODIZAÇÃO

O curso desenvolve-se em 4 módulos:

• 1º módulo – 14 a 25 de janeiro de 2019
  • 2º módulo – 08 a 19 de julho de 2019