Início / blog-gestao / Pós-graduação em Gestão Religiosa e Paroquial inicia próximo módulo

Pós-graduação em Gestão Religiosa e Paroquial inicia próximo módulo

Publicado em: 26/06/2015 por

O terceiro módulo da Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Religiosa e Paroquial tem início na próxima semana. No período de 2 a 10 de julho, os alunos participarão das aulas na Casa de Encontros Mary Ward, em Itapecerica da Serra-SP.

O curso, que teve início em julho do ano passado e se encerra em janeiro de 2016, tem como participantes gestores e colaboradores de entidades religiosas/assistenciais e paróquias, agentes de pastoral, lideranças de comunidade, profissionais das diversas áreas de gestão, pessoas que atuam no Terceiro Setor, entre outros.

Considerando as urgências atuais e o cumprimento da missão religiosa e social, a pós-graduação visa proporcionar aos administradores de atividades religiosas e filantrópicas a aquisição, atualização e aperfeiçoamento de competências administrativas, jurídicas e religiosas em vista do processo de gestão, sob os princípios da legalidade, responsabilidade e transparência.

Para o aluno Carlos Renato Carvalho, de Duque de Caxias-RJ, o curso está permitindo a melhora e dinamização de suas ações. “Minhas atividades como administrador paroquial, sem ser padre, me traziam algumas dúvidas na rotina, pois minha vivência administrativa não contemplava este universo religioso, que é bem particular. Os temas abordados caem como luva e permitem a aplicação quase que imediata”, afirma.

Nesse módulo, as disciplinas serão: Direito Tributário; Direito Trabalhista; Gestão de Compras e Análise Patrimonial; Gestão do Terceiro Setor e de Atividades Filantrópicas; Gestão Tributária para Entidades Religiosas e Filantrópicas; Planejamento, Organização e Execução de Projetos Arquitetônicos Religiosos; e Seminário de TCC.​​

A aluna Grasieli Machado Bento, de Guaxupé-MG, está ansiosa com o início do novo módulo: “Diante das matérias apresentadas para esse módulo, as expectativas aumentaram, pois muitas delas são voltadas para minha área (administrativa), e imagino que será um momento de aprendizado e discussões que irão render muitos frutos para resolução das inúmeras dificuldades apresentadas na Diocese”.

Para Adriana Romão, aluna de São Paulo-SP, os módulos passados despertaram o desejo de aprofundar no assunto de Gestão na perspectiva Religiosa. “Já estou pensando no artigo final e as disciplinas desse próximo módulo estão muito ​alinhadas com meu provável tema”, relata.