Início / Destaque / Modernidade é alvo de discussão e apresentação de trabalhos de estudantes

Modernidade é alvo de discussão e apresentação de trabalhos de estudantes

Publicado em: 13/04/2017 por


Imagem
Estudantes de Filosofia apresentam teatro sobre A Divina Comédia de Dante (Foto: Kas Hoshi)

 

Os alunos do segundo ano de Filosofia da Faculdade Dehoniana estão trabalhando em apresentações de trabalho para a disciplina História da Filosofia moderna I, ministrada pelo Prof. Dr. Silvio Costa.

A matéria abrange o período que vai do final da Idade Média até o início do século XVI com o pensamento de Descartes. “Neste período, temos como ideia central descortinar a Gênese da modernidade, ou seja, buscar as origens, os fundamentos daquilo que chamamos de Projeto da modernidade e que constitui a base da sociedade ainda em nossos dias”, explicou o professor.

A turma está dividida em nove grupos, os quais, após estudarem a parte teórica em sala, estão lendo e apresentando obras clássicas deste período, como A divina comédia de Dante Alighieri, O discurso da dignidade do homem de Pico Della Mirandola, O elogio da loucura de Erasmo de Roterdã, Utopia de Thomas Morus, O príncipe de Maquiavel, dentre outras.

“No pensamento humanista-renascentista desta época vamos encontrar uma filosofia que reivindica ao homem um espírito de liberdade e de criação, motivando a uma vida ativa, atuante na sociedade”, contou Silvio.

Segundo o professor, além dos objetivos didático-pedagógicos, tais como, entrosamento da turma, desenvolvimento da criatividade e do espírito participativo, valorização dos potenciais individuais, eles também terão os objetivos teóricos de destacar nestas obras clássicas os princípios norteadores da modernidade.

Confira o álbum completo na nossa página do Facebook:


 

CONTATOS

Cruz Dehoniana amarela

Av. Francisco Barreto Leme, 550

Vila São Geraldo - Taubaté/SP - 12062-000

Telefone: (12) 3625-8080

E-mail: tudoaqui@dehoniana.edu.br

E-mail: dehoniana@uol.com.br

Faculdade Dehoniana | SITE OFICIAL © Todos os direitos reservados.