Linha do Tempo

Início / Linha do Tempo

Linha do Tempo

Faculdade Dehoniana é herdeira de uma história que em 2024 completará 100 anos. No dia 15 de fevereiro de 1924 aconteceu nossa primeira aula de teologia. Durante muitos anos fomos um seminário dedicado exclusivamente à formação de religiosos e sacerdotes da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Aos poucos as Dioceses da região e outras congregações religiosas foram integrando nossos quadros de estudantes. Na década de 1970 ocorreu a ampliação das nossas instalações físicas. Agora o espaço dedicado ao estudo (Instituto Teológico) e a residência dos religiosos (Convento) estavam claramente distintos. Em 1980 aconteceu a nossa afiliação à PUC do Rio de Janeiro. Em 2001 surgiu a faculdade credenciada pelo MEC. Já se vão treze anos deste fato histórico e é útil recordar algumas das fases pelas quais passamos.

Vista do antigo sobrado na região do Areão, atual Vila São Geraldo, onde funcionou o curso de Teologia entre os anos de 1924-1979.

Prédio do Convento Sagrado Coração de Jesus depois da ampliação das décadas de 80 e 90. O último bloco a esquerda era o espaço destinado ao curso de Teologia.


Fases de Implantação 2001-2007

A Faculdade Dehoniana, credenciada pelo Ministério da Educação em 2001, iniciou suas atividades em 2002. Consideramos que esta foi a nossa “Fase de Implantação” de todo um projeto educativo. A ênfase esteve na abertura (autorização e reconhecimento) dos Bacharelados em Teologia, em Filosofia e a ampliação e modernização das instalações com a inauguração de um novo prédio, em 2005.


Fase de consolidação 2008-2010

Depois do credenciamento no MEC teve início o período de construção do prédio próprio da Faculdade resultando num amplo complexo educacional.

Este período ficou marcado pela abertura de diversos cursos de Pós-graduação lato sensu; um aumento na oferta de cursos de extensão; consolidação de um corpo docente; processo de recredenciamento e renovação de reconhecimento dos cursos; estudos em vista da abertura de novos cursos e o clareamento da “visão”, “missão” e “valores” da Dehoniana. Uma das grandes novidades foi a elaboração mais consistente e estudada da “Missão Institucional”. Não se trata de um simples enunciado, mas da verbalização em forma de missão da “visão educacional” de nosso patrono, Léon Dehon. Estes elementos constam, de maneira ainda mais explícita e reflexiva, no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) que faz parte do dia-a-dia de nossa Instituição de Ensino Superior. 


Fase de Expansão 2011-2013

Nesta fase , além da consolidação, mantendo a qualidade e a sustentabilidade das conquistas anteriores, percebemos uma maior coerência da estrutura institucional e da vida acadêmica com a “Missão Institucional”. As diversas avaliações do Ministério da Educação e de nossa Comissão Própria de Avaliação (CPA) têm indicado este amadurecimento. Isto aparece claramente na cordialidade de nossos colaboradores e colaboradoras, na crescente qualidade em conteúdo e didática dos nossos professores e professoras e no equilíbrio sustentável de nossa administração. Há um avanço na direção da excelência acadêmica por meio da total acessibilidade de nossas instalações; realizamos o protocolo dos nossos Planos de Carreira; efetuamos melhorias em nossa ouvidoria e contratamos uma psicopedagoga. O Regimento Interno da Faculdade Dehoniana tem recebido pequenas alterações que o ajustam exatamente à nossa realidade institucional. Os nossos organismos agregados – CELDE, NERI, ITEFISC – entram em uma fase de crescimento e vitalidade. Encontram sua justa identidade.

Olhando para o futuro podemos ver que um dos traços marcantes deste período será a abertura de um novo curso que completa o mosaico previsto inicialmente para a FACULDADE DEHONIANA: Administração de Empresas, turno noturno.


Fase de Excelência 2013-2016

Depois do período de implantação-consolidação-expansão (2001-2012), considerando as exigências contemporâneas, os valores humanos e os princípios educacionais expressos na missão institucional, o desafio que se torna horizonte para a Faculdade Dehoniana nesse tempo atual é a conquista da EXCELÊNCIA acadêmica e administrativa e sua consequente confirmação pela comunidade acadêmica e pelos órgãos de regulação do Ministério da Educação. 

Depois de muitos anos dedicados a educação, a Faculdade Dehoniana, herdeira dessa tradição, celebra seus 90 anos educando gerações em Taubaté. 

Fase de Avaliação 2016-2020

Este período foi caracterizado pela “Avaliação”. Antes de construir os horizontes para onde se dilatarão os novos projetos institucionais e as direções que catalizarão as forças humanas que compõem a comunidade viva da Faculdade Dehoniana, muito se trabalhou na análise dos passos percorridos até o presente momento em matéria de gestão acadêmica e administrativa e na revisão dos mecanismos para o projetar, o planejar e para o implantar metas e projetos institucionais a curto, a médio e a longo prazo.  

CONTATOS

Cruz Dehoniana amarela

Av. Francisco Barreto Leme, 550

Vila São Geraldo - Taubaté/SP - 12062-000

Telefone: (12) 3625-8080

E-mail: tudoaqui@dehoniana.edu.br

E-mail: dehoniana@uol.com.br

Faculdade Dehoniana | SITE OFICIAL © Todos os direitos reservados.