(12) 3625-8080     tudoaqui@dehoniana.edu.br

Início / Graduação / Teologia / Histórico do Curso de Teologia

Histórico do Curso de Teologia

O curso de teologia dos Padres Dehonianos – Congregação fundada pelo Padre Leão João Dehon em 1878 na França, começou a funcionar em Taubaté-SP no dia 15 de fevereiro de 1924. Inicialmente um pequeno número de estudantes, em parte provenientes da Alemanha, em vista da preparação para a missão em terras brasileiras. Em seguida, o curso de teologia ligado à formação religiosa e sacerdotal dos Padres do Sagrado Coração de Jesus teve vários nomes, como: Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, Centro Teológico Dehonista e, mais recentemente, na década de 80, Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, o qual se afiliou canonicamente à PUC – RJ. O curso passou então, a ter estudantes das dioceses do Vale do Paraíba e de outras Congregações Religiosas.

Contando com a longa experiência acadêmica no ensino e na pesquisa da teologia, a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus decidiu em Assembleia realizada em Taubaté-SP no dia 15 de fevereiro de 2001, encaminhar ao Ministério da Educação pedido de credenciamento para a FACULDADE DEHONIANA e autorização para o curso de Bacharelado em Teologia.

O credenciamento da Faculdade e autorização do curso aconteceu por meio da Portaria 2358 de 05/11/2001, com a visita do Ministro da Educação em exercício na época, Paulo Renato de Souza. O reconhecimento do curso aconteceu pela Portaria MEC 2.311 de 30/06/2005, com Conceito “4”.

No ano de 2003 iniciou o curso de Teologia com ênfase em pastoral, graduação em período noturno, por meio da Portaria de Autorização 2423 de 03/09/2003. Em 2005 a portaria foi revogada em vista de constituir uma única graduação em dois turnos: Teologia matutino e Teologia noturno.

No ano de 2012, o curso teve a visita de uma Comissão do Ministério da Educação para o processo de renovação de reconhecimento. Ao fim do processo os avaliadores consideram o curso “Muito Bom”, mantendo o conceito “4”. Seguiu-se a expedição da Portaria de Renovação de Reconhecimento de Curso SeRes nº 45 de 14 de fevereiro de 2013.

Herdeira destes muitos anos dedicados ao estudo, pesquisa e extensão, como um estabelecimento isolado particular de ensino superior, sem fins lucrativos, o curso de Teologia da Faculdade Dehoniana, no ano de 2014, celebrou a memória de seus noventa anos de fundação.

Em 2014, o curso de Teologia participou do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Os resultados foram publicados em março de 2017. O Curso de Teologia manteve o conceito “4”, equivalente a “muito bom”.

Em 2016, com a Resolução n. 4 (16 de setembro de 2016) do Ministério da Educação, foram homologadas as Diretrizes Nacionais Curriculares do Curso de Teologia. Assim, nosso curso tem à frente o árduo e fascinante desafio de adequar todo o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Teologia às novas Diretrizes Curriculares.

No dia 04 de abril de 2017 foi publicada, pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES, a Portaria n. 268, de Renovação de Reconhecimento do Curso de Teologia da Faculdade Dehoniana.

Faculdade Dehoniana | SITE OFICIAL © Todos os direitos reservados.