Histórico do Curso

Início / Graduação / Filosofia / Histórico do curso de Filosofia

O curso de Filosofia da Faculdade Dehoniana foi autorizado por meio da Portaria 2460 de 10/09/2003 e reconhecido por meio da Portaria SESu/MEC 405 de 25/07/2006.

Os motivos que levaram a Faculdade Dehoniana a iniciar o curso de Bacharelado em Filosofia depois do credenciamento institucional são muitos. Dentre eles estão o reingresso obrigatório da disciplina de Filosofia na Educação Básica brasileira e o pedido dos bispos da Província Eclesiástica de Aparecida para a formação filosófica dos seminaristas das respectivas dioceses.

Preocupado com a formação integral da pessoa humana, o curso de Filosofia procura contribuir na formação de profissionais nessa área do saber e com o desenvolvimento do conhecimento humano-cristão da sociedade.

Em 2005, o curso de Filosofia participou pela primeira vez do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). Em todas as suas participações o curso foi muito bem avaliado, o que permite que seu ato regulatório seja automaticamente renovado pelos órgãos governamentais.

Mais recentemente, no ENADE em 2021, a partir do esforço e empenho da coordenação de curso, professores e estudantes, o curso manteve o resultado satisfatório:  Conceito “3”. Com esse resultado, o curso obteve renovação de reconhecimento por meio da Portaria SeRes nº 151 de 21/06/2023.