Início / Destaque / Exposição leva alunos a ter contato com diversos símbolos que fazem parte do cotidiano

Publicado em: 07/06/2017 por

(Foto: Kas Hoshi)

Os alunos do terceiro ano de Filosofia da Faculdade Dehoniana realizaram uma breve exposição no dia 06 de junho sobre a relação dos seres humanos com os símbolos. Chamada de “Eu e os meus símbolos”, a mostra nasceu das discussões a respeito do texto de Ernst Cassirer: “o homem é um ser simbólico” durante as aulas de Antropologia Filosófica I ministradas pelo professor Silvio Costa.

A exposição teve sete estandes, cada qual com sua temática, cujo objetivo era levar aos colegas e também aos outros alunos, os diferentes universos simbólicos durante a manhã.

Os alunos Giusepe Matheus Magalhães, Matheus Torres da Silva, Robert José Ribeiro e Damião Araújo Gomes apresentaram o tema “O Sertanejo”. A ideia surgiu da origem de Damião, que é do Nordeste, e  já participou de alguns eventos sertanejos.

Os discentes fizeram uso de símbolos da religiosidade muito presente na figura de Pe. Cícero; da seca com os cactos; da culinária com a farinha de mandioca e a rapadura; da literatura de cordel; do vaqueiro; e utilizaram uma dinâmica para explicar a Linguagem típica do sertanejo.

O aluno Marcelino Heitor Nunes Tomé tratou do tema “Suicídio”, ideia que nasceu por ser retratada recentemente nos meios de comunicação e também por seu Trabalho de Conclusão de Curso tratar da temática “morte”.

Ele utilizou instrumentos que são utilizados para suicídio como uma corda, navalha, facas, em um arranjo de cores pretas e amarelas, simbolizando a tristeza e depressão que essas pessoas passam e o Setembro Amarelo, campanha do Governo para combater o suicídio. Marcelino falou sobre a série “Os 13 Porquês” que fez sucesso recentemente e o jogo “Baleia Azul”, que incita os jogadores a se matarem no final. Também tratou da visão Medieval sobre o suicídio.

Os discentes Pedro Henrique Vasconcelos Silva, Carlos José Diniz Intrieri, Lucilene da Silva Azevedo Soares      e Felipe Araújo Nogueira falaram sobre o tema: “A Jardinagem e a educação das crianças: Uma analogia entre os símbolos do jardineiro e o processo de educação”.

Eles chegaram ao tema quando conheceram Friedrich Wilhelm August Fröbel, o responsável por criar o Jardim de Infância. O grupo montou um grande arranjo de flores, com textos explicativos da obra e materiais de jardinagem.

Gabriel Carvalho Ortiz, André Luiz de Souza Alves, Roberto de Jesus e Josimar Diogo da Silva foram responsáveis por apresentarem os símbolos da cultura nerd. Vestidos de Jon Snow, Harry Potter, Sauron e Zatar, respectivamente, o grupo trouxe livros e objetos que remetessem à cultura. A ideia surgiu porque André tem como tema de TCC a literatura de Harry Potter, e todos os alunos se interessam por literatura, filmes e séries.

(Foto: Kas Hoshi)

O tema “O Circo” foi retratado pelos discentes Higor Henrique Fraga, Kelven Samuel Pereira e Elizeu Resende Silva, que quiseram associar o texto de Roberto da Matta sobre Carnaval com o de Cassirer, trazendo o homem simbólico do circo. Para isso, utilizaram a pintura facial dos palhaços, as roupas e cores vibrantes, o trapézio, o monociclo e o confete.

Os alunos Waldir Siqueira Moura, Tainá Guimarães de Souza,   Terezinha Faria Monteiro, Maycon Ferrazoli, Marina Paula Garcez Bayer e Manuel Monteiro abordaram o tema: ” Coreto: Local de encontro e expressão cultural de um povo”. A ideia foi comparar os coretos da região do Vale do Paraíba como centro de desenvolvimento da cultura nas cidades históricas com as antigas Ágoras.

Vestidos a caráter, a famosa camisa xadrex, eles trouxeram música, culinária com doces típicos (paçoca e canjica), fotos das manifestações artísticas e culturais, das belezas naturais e dos pontos turísticos.

Confira as fotos: