Início / blog-gestao / Especialização em Gestão Religiosa e Paroquial reúne alunos em Itapecerica da Serra

Especialização em Gestão Religiosa e Paroquial reúne alunos em Itapecerica da Serra

Publicado em: 11/07/2015 por


Aconteceu, do dia 2 a 10 de julho, o terceiro módulo do curso de Pós Graduação Lato Sensu em Gestão Religiosa e Paroquial a fim de aperfeiçoar e profissionalizar as práticas dessa gestão, atualizar juridicamente os gestores religiosos e paroquiais, e favorecer o intercâmbio entre os agentes da gestão religiosa e paroquial.

Esse módulo abordou disciplinas pertinentes ao campo administrativo, jurídico e complementar. O professor Andre Luiz Freitas Guimarães ministrou a disciplina de Gestão de Compras e Análise Patrimonial, cuja carga horária foi de 10 horas. A disciplina pretendeu desenvolver habilidades para trabalhar os recursos materiais e patrimoniais da empresa, destinados a suprir as diversas áreas, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições. Essas atividades abrangem a provisão, as compras, o recebimento, a armazenagem dos materiais, abastecimento, o fornecimento aos órgãos requisitantes, inclusive as tarefas gerais de controle de estoques.

O segundo a atuar foi o professor Euclides Machado, que trabalhou duas disciplinas: Gestão do Terceiro Setor e de Atividades Filantrópicas e Gestão Tributária para Entidades Religiosas e Filantrópicas, cada uma com a carga horária de 10 horas. O conteúdo da primeira disciplina propõe identificar os conceitos da administração ressaltando suas especificidades para as organizações do Terceiro Setor, possibilitando o conhecimento de práticas, formas e leis de ação dessas organizações, e visa a contribuição do administrador para a transformações social proposta pelas ações da sociedade. O conteúdo da segunda disciplina pretende ampliar o conhecimento teórico-técnico e atualizar os profissionais capacitando-os a buscar as melhores práticas em meio ao complexo sistema tributário brasileiro.

O terceiro professor a contribuir com o curso foi o professor José Rodrigo Várzea Cursino, apresentando a temática do Direito Tributário Brasileiro, com a carga horária de 20 horas. As informações apresentadas nesta disciplina visam oferecer ao gestor religioso os conhecimentos mínimos para que possa com propriedade atentar para as questões do direito tributário, desenvolver a sensibilidade exigida pela Lei de Responsabilidade Fiscal, despertar para a responsabilidade social inerente à existência dos tributos para a vida da sociedade, e conjugar os ganhos e as perdas com atual configuração tributária.

O quarto professor a marcar presença no curso foi o professor Eduardo Binna, professor de liturgia da Faculdade Dehoniana, que apresentou os conteúdos pertinentes ao Planejamento, Organização e Execução de Projetos Arquitetônicos, envolvendo Casas Religiosas e Paroquiais, com a carga horária de 10 horas. A disciplina procura capacitar o estudante para analisar processos de construção e executar obras envolvendo Instituições Religiosas e Paroquiais.

O professor Daniel Aparecido de Campos ministrou a quinta disciplina cujo conteúdo pretende amadurecer os projetos dos alunos para a confecção do artigo científico como trabalho de conclusão de curso, a disciplina intitulada Seminário de TCC, com carga horária de 6 horas, terá 4 horas neste módulo e duas horas no próximo módulo. Esta disciplina possibilita aos estudantes a socialização das pesquisas realizadas ao longo das atividades do curso, especialmente referente ao artigo científico, bem como o acolhimento das contribuições provindas das intervenções e sugestões do professor da disciplina e da comunidade de estudantes que compõem a turma.

O sexto e último professor a contribuir com o curso foi a professora Elisete Dias Raposo Ribeiro que, auxiliada pelo professor Valter Oliveira, refletiu com os alunos sobre a disciplina Direito Trabalhista, com a carga horária de 26 horas. A disciplina pretende colaborar com o estudante para que o mesmo tenha noções gerais da consolidação das Leis Trabalhistas e suas interferências na vida da Paróquia e da Instituição religiosa; analisar os tipos de trabalhadores, pois isso é fonte de percepção do gestor; exemplificar e determinar quais são os tipos de direito ligado à legislação do trabalho; identificar o direito individual e coletivo do trabalho; aprofundar nas questões ligadas ao Fundo de Garantia do tempo de serviço, a interferência e a prevenção de acidentes dentro das empresas; e atentar às hipóteses de Processos Trabalhistas.

Os estudos foram intensos com aulas nos três períodos do dia e, por agrupar disciplinas com conteúdo extenso que somaram uma carga horária de 90 horas, os alunos avaliaram o curso como muito promissor e de fundamental importância para quem desempenha a função de gerir uma entidade religiosa ou paroquial. A turma salientou sobre o ambiente de convivência muito amigável no qual os debates e as provocações enriqueceram o processo de ensino aprendizagem, mesmo que o calor do local foi intenso em alguns momentos, na mesma medida a convivência ajudou a aquecer e a motivar a todos para o desafio de apreender e rever conceitos de gestão. Segue o testemunho do aluno Luiz Fernando Pereira: “Mais uma vez estamos juntos, gestores de todo Brasil, vindos do sul e do norte para este terceiro módulo do curso promovido pela Faculdade Dehoniana: Gestão Paroquial e Religiosa. Sem dúvida estão sendo dias de muito enriquecimento, aprofundando temas atuais e importantes dentro da gestão. Como pensar nossa Evangelização sem uma qualidade administrativa e formativa. Nós, do curso de gestão, estamos nos aperfeiçoando na tentativa de contribuir de uma maneira mais qualificada. Posso dizer, como dehoniano, que mais uma vez nossa Faculdade Dehoniana é pioneira ao promover este curso de pós graduação. Ouvindo os participantes, escuto com muita satisfação a qualidade deste nosso curso. Valorizemos o que é nosso. A gestão paroquial e religiosa é sem dúvida o caminho, não do futuro da Igreja, mas é o caminho que muitas paróquias, dioceses e congregações já estão adotando, pois assim, as aventuras e os amadorismos não tem lugar dentro das estruturas cada vez mais complexas das nossas entidades religiosas”.

 

Texto publicado por:
Padre Daniel Aparecido de Campos, scj
Coordenador do Curso de Administração de Empresas
Coordenador do Curso de Pós Graduação em Gestão Religiosa e Paroquial

CONTATOS

Cruz Dehoniana amarela

Av. Francisco Barreto Leme, 550

Vila São Geraldo - Taubaté/SP - 12062-000

Telefone: (12) 3625-8080

E-mail: tudoaqui@dehoniana.edu.br

E-mail: dehoniana@uol.com.br

Faculdade Dehoniana | SITE OFICIAL © Todos os direitos reservados.