Início / Destaque / Debate ressalta aspectos importantes da Campanha da Fraternidade 2017

Debate ressalta aspectos importantes da Campanha da Fraternidade 2017

Publicado em: 31/03/2017 por


Imagem

 

O debate sobre a Campanha da Fraternidade de 2017 aconteceu na sexta, 31 de março, no auditório da Dehoniana, sob comando do Prof. Dr. Pe. José Adalberto Vanzella, que trabalha com a CF há mais de 10 anos.

O tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15), traz por objetivo geral cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros e das relações humanas que vivem nelas. Por isso, o texto base da CF 2017 destaca o desenvolvimento de uma ação conjunta, o desenvolvimento de políticas públicas, a diminuição do desmatamento, dentre outras.

A ação acontece durante o tempo da quaresma que é tempo de conversão. “Falar de conversão tem de ser de forma positiva, conversão para preencher a vida de graça. A pessoa tem de mudar, mudar a sociedade e a própria Igreja. Não se isola uma coisa da outra”, ressaltou Vanzella.

“Papa Francisco fala que Ecologia humana e ecologia ambiental caminham juntas. Qual o impacto do progresso econômico, novas tecnologias e sistema financeiro sobre os seres humanos e sobre o ambiente?”, disse, criticando o sistema de lucro e exploratório da natureza.

De acordo com ele, o bioma é conjunto de vida constituído pelo agrupamento contínuos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria.

“Quando a gente destrói um bioma, a gente destrói a garantia de vida daqueles que vivem dele”, afirmou o professor que explicou as extensões e regiões dos seis biomas existentes no Brasil:  Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, Pampa e Pantanal. Segundo ele, quase 88% da Mata Atlântica do país foi destruída. “Até que ponto, nós que vivemos num meio urbano vamos sobreviver sem a Mata Atlântica?”, atentou.

Ele também chamou a atenção para o reflorestamento que muitas empresas fazem por obrigação. “No reflorestamento planta-se o que quiser, por isso, tem de pedir o replantio, que é a recuperação do próprio bioma”,  reforçou, contando que algo plantado que não pertence ao bioma local, pode causar desequilíbrio no mesmo.

CONTATOS

Cruz Dehoniana amarela

Av. Francisco Barreto Leme, 550

Vila São Geraldo - Taubaté/SP - 12062-000

Telefone: (12) 3625-8080

E-mail: tudoaqui@dehoniana.edu.br

E-mail: dehoniana@uol.com.br

Faculdade Dehoniana | SITE OFICIAL © Todos os direitos reservados.