Logotipo da Faculdade Dehoniana

CONQUISTE O SEU MELHOR


ITEFISC – Instituto Teológico-Filosófico Sagrado Coração

 

Imagem

O ITEFISC é um organismo de natureza canônica que iniciou suas atividades, em Taubaté, no dia quinze de fevereiro de 1924, com a denominação de Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus. Em treze de junho de 1980, por decreto da Congregação para a Educação Católica (cf. doc. Prot. Nº 71/80) foi afiliado à Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, sob o nome de Instituto Teológico S.C.J. Sua finalidade primeira é a formação teológico-pastoral dos candidatos ao sacerdócio ministerial na Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, bem como de outros institutos religiosos e dioceses.

Com a fundação da Faculdade Dehoniana, em 2001, e seu credenciamento pelo Ministério da Educação, o ITSCJ permaneceu com suas atividades na qualidade de “organismo agregado” (Regimento FD, art. 9º e art. 30º), com sua identidade canônica própria, com seu regimento e autonomia organizacional. Com o advento do curso de Filosofia-bacharelado houve uma reconfiguração deste organismo agregado e sua sigla passou a ser ITEFISC, ou seja, Instituto Teológico-Filosófico Sagrado Coração. Congrega os seminaristas que estudam Filosofia e Teologia.

Para tornar cada vez mais clara esta identidade canônica, o ITEFISC mantém diálogo frequente com os bispos da Província Eclesiástica de Aparecida, com os superiores da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus e com os reitores das casas de formação onde residem os candidatos ao presbiterado. Ao longo do ano acontecem reuniões que promovem este intercâmbio.

Entre o ITEFISC e a FACULDADE DEHONIANA existe um acordo de parceria para que, tanto as exigências canônicas, quanto as exigências civis, sejam cumpridas.

A diretoria do ITEFISC coincide com a da FACULDADE DEHONIANA.

O novo regimento do ITEFISC, já aprovado, reflete a adaptação a esta nova realidade. O corpo docente, avaliado também quanto aos aspectos formativos, deve receber a Missio Canonica, ou seja, o mandato ou autorização para ensinar. Maior rigor acontece com os professores das áreas dogmática e moral, conforme exigências do Código de Direito Canônico art. 810 e da constituição Apostólica Sapientia Christiana nº 25 a 29. Isto é retratado no Regimento do ITEFISC, Art. 18.

O ITEFISC estará sempre atento para suprir as necessidades típicas da formação dos que se preparam para o presbiterado, de acordo com as normas da Santa Sé e dos documentos da CNBB. Para isso mantém contato com a OSIB, com a qual promove um curso para a formação de formadores em seminários.

É obrigatório aos estudantes seminaristas dos cursos de Filosofia e Teologia da Faculdade Dehoniana a inscrição no ITEFISC. Ordinariamente a inscrição é feita em formulário próprio na segunda quinzena de março.

O ITEFISC é afiliado a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) para emissão de diploma eclesiástico em Teologia.

Para o estudante em Teologia receber o diploma eclesiástico em Teologia pela PUC-Rio é necessário cumprir os seguintes requesitos:

  1. Ter cursado ao menos 30 créditos de filosofia pura, e apresentar os devidos comprovantes;
  2. Não ter nenhuma nota abaixo de 7 (sete) nas disciplinas principais (Exegese, Sistemática, Liturgia (Sacramentos) e Teologia Moral), e nenhuma abaixo de 6 (seis) nas demais disciplinas, ou, média 8 (oito) no conjunto das disciplinas principais e 7 (sete) no conjunto das secundárias, e ter completado todas as disciplinas dos 3 (três) primeiros anos de Teologia;
  3. Para obter o Certificado Canônico, o aluno deverá conseguir média 7 (sete) resultante da soma das notas da Síntese e do Exame Oral “De Universa Theologia”. De qualquer modo nenhuma destas notas poderá ser inferior a 6 (seis);
  4. Deverá ter sido acompanhado por um dos professores indicados no processo de elaboração da Síntese Teológica (TCC);
  5. O Certificado Canônico de Teologia será conferido pela PUC aos alunos que tiverem concluído o Curso de Teologia, completado o currículo estabelecido, e apresentar nos prazos estabelecidos toda a documentação solicitada. O aluno fará um requerimento específico e arcará com eventuais taxas estabelecidas e cobradas pela PUC-RJ.
  6. Para os alunos que não quiserem o Certificado Canônico da PUC-RJ, o ITEFISC emitirá, mediante solicitação por via de requerimento, um Certificado Canônico próprio sem qualquer ônus.

CONTATOS

Cruz Dehoniana amarela

Av. Francisco Barreto Leme, 550

Vila São Geraldo - Taubaté/SP - 12062-000

Telefone: (12) 3625-8080

E-mail: tudoaqui@dehoniana.edu.br

E-mail: dehoniana@uol.com.br

Faculdade Dehoniana | SITE OFICIAL © Todos os direitos reservados.