Início / Notícias / Como escolher uma pós-graduação?

Como escolher uma pós-graduação?

Publicado em: 23/06/2015 por

A formação continuada é essencial para qualquer profissional. Mas é preciso saber o que fazer. Existem diversas opções que podem ser seguidas e, muitas vezes, você pode acabar se perdendo em meio a tantas opções. O fato é que uma escolha errada nesses casos pode representar uma grande perda de tempo, estratégias de carreira equivocadas, desmotivação e fracasso.

Depois de quatro anos na graduação, é comum muitos profissionais ainda não terem entrado no mercado profissional. E aí, então, enxergam numa pós-graduação uma maneira de se manterem ativos. Isso pode ser um erro fatal. Dependendo de seus objetivos de carreira, emendar um mestrado, por exemplo, depois da faculdade vai significar mais tempo afastado do mercado. A menos que você queira seguir carreira acadêmica, esse não é o caminho. Uma especialização, de repente, pode ser uma boa opção.

A hora certa de iniciar uma pós-graduação – e qual tipo de pós escolher – geralmente depende de fatores pessoais e somente cada pessoa pode sentir qual seu momento. Porém, uma regra, pelo menos, é geral: jamais caia na conversa de que qualquer pós-graduação é válida, pois o que importa é incrementar o currículo. Pode ter certeza de que nenhuma empresa vai contratar um engenheiro porque ele fez uma especialização em música.

Os planos para uma especialização ou MBA devem estar alinhados com o planejamento de carreira do profissional. As qualificações aleatórias, feitas sem critério, em vez de monetizarem o conhecimento e levarem a cargos mais altos, podem criar funcionários insatisfeitos com o atual posicionamento, cheios de teorias acumuladas, mas incapazes de assumirem postos estratégicos nas empresas.

Abaixo, elencamos os tipos mais comuns de pós-graduação e explicamos um pouco cada um. Confira, avalie seus objetivos e trace suas estratégias.

Especialização
Esse tipo de pós-graduação é conhecido como lato sensu e dura, geralmente, dois anos. A maioria tem horários mais apropriados para quem trabalha ao longo da semana. As aulas, geralmente, acontecem nos finais de semana ou à noite. São ideais para quem pretende se aprofundar em uma sub-área daquela em que atua e também se atualizar em seu mercado. Por isso, é comum que até mesmo profissionais com experiência voltem às salas de aula em especializações.

MBA
Originalmente, o MBA significa Master Business Administration e é uma pós-graduação focada em, como o próprio nome diz, administração. No Brasil, no entanto, o termo se popularizou e é utilizado, muitas vezes, para definir cursos que vinculam uma abordagem de negócios dentro de outras áreas. Assim surgiram os MBAs em Enfermagem, MBA em Educação etc. Oficialmente, eles são classificados, no Brasil, no mesmo grupo das especializações. Existem, no entanto, MBAs “puros” aqui também, como no exterior, e são voltados para executivos.

Mestrado e Doutorado
São cursos do tipo stricto sensu, com viés mais acadêmico e se dedicam, principalmente, à docência e à pesquisa. Essas são escolhas mais indicadas para quem pretende seguir carreira acadêmica. O mestrado dura, em média, dois anos. O doutorado, dura quatro. Existe ainda o mestrado profissional, que embora não tenha diferença oficial, em termos de status, para o acadêmico, é formulado de maneira a adequar-se à rotina de profissionais.

Publicado originalmente em: Administradores.com

Clique aqui e conheça as nossas pós-graduações!