Início / Notícias / Começa hoje o segundo módulo da Pós-graduação em Formadores de Seminários e Casas de Formação

Publicado em: 13/07/2015 por

Tem início hoje, dia 13 de julho, o segundo módulo da Pós-Graduação Lato Sensu em Formadores de Seminários e Casas de Formação. O curso acontece semestralmente, e se encerra em julho no próximo ano. Este módulo acontece até o dia 25 de julho.

Tendo como participantes presbíteros envolvidos na formação para o presbiterado e/ou vida religiosa masculina, iniciantes e experientes no trabalho com vocacionados, o objetivo da pós-graduação é oferecer os elementos fundamentais para o aprofundamento da identidade do formador e seu ministério, compreensão integral do processo formativo e acompanhamento dos candidatos ao ministério diocesano e vida religiosa (reflexão teórica e perspectivas de intervenção).

A execução da pós conta com a parceria Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB Regional Sul 1), vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), articulando as seguintes dimensões em seu conteúdo: Espiritual, Humano-Afetiva, Comunitária, Intelectual, e Pastoral-missionária.

O aluno, educador social e padre da Igreja Anglicana Tradicional do Brasil, Pe. Frei José Geraldo Maciel, relata que participar de um curso como esse sempre fez parte de seus objetivos e que, diante das questões que envolvem o processo formativo de sacerdotes e religiosos, percebeu a urgência na elaboração de propostas pedagógicas de intervenção institucional, essenciais para o crescimento e aperfeiçoamento teológico na preparação dos vocacionados. “O curso me traz subsídios para que percebamos que uma educação teológica de qualidade deve priorizar a formação do caráter, ou seja, tanto alcançar o indivíduo na sua integralidade, com o objetivo de tornar o homem um cidadão útil a sociedade, como também se responsabilizando pela formação do caráter cristão num nível muito mais elevado. Essa especialização nos coloca diante de um grande desafio: refletir para aperfeiçoar o nosso programa de formação, a fim de que alcance esse perfil de ministros e religiosos tão necessários para a Igreja e para a sociedade”, completa.

Para o Pe. Irineu Castro de Oliveira, também aluno, a formação é exigente e, enquanto formadores, é preciso buscar meios pra corresponder com a demanda de um mundo que tem sofrido mudanças muito rápidas. “Formação nunca se esgota, o formador deve ser o primeiro a buscar a sua própria formação pessoal”, ressalta.

Quanto as expectativas para esse novo módulo, o Pe. Frei José Geraldo Maciel diz que são as melhores possíveis, e destaca: “esperamos mergulhar profundamente e bebermos dessa fonte inesgotável de conhecimento, a fim de que possamos contribuir na compreensão dos comportamentos da identidade e da prática formativa”. Já o Pe. Irineu Castro de Oliveira crê que “os assuntos das disciplinas e a forma pedagógica dos professores trabalharem, muito contribuirão para o sucesso nesse segundo módulo.”