Início / Destaque / Auditório da Faculdade Dehoniana é palco para lançamento do livro “Camaradas e Santos: notas sobre catolicismo popular e suas representações simbólicas”

Auditório da Faculdade Dehoniana é palco para lançamento do livro “Camaradas e Santos: notas sobre catolicismo popular e suas representações simbólicas”

Publicado em: 07/08/2017 por


Imagem
(Foto: Camila Pinho)

Na última sexta-feira, 4, o sociólogo José Wellington de Souza fez o lançamento do seu livro intitulado Camaradas e Santos: notas sobre catolicismo popular e suas representações simbólicas”, no auditório da Faculdade Dehoniana.
De acordo com o autor, a obra trata da relação entre ex-camaradas ou ex-colonos, e santos de várias matrizes religiosas num processo de constituição de representações simbólicas, magicamente fundamentadas, sobre a realidade e os dilemas da vida cotidiana.

Imagem
(Foto: Camila Pinho)

O trabalho é o resultado das pesquisas de uma dissertação de mestrado defendida por Souza em 2010 no Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora. Inicialmente foi inspirado em etnografias realizadas em locais de cultos católicos populares, especialmente no livro “O Sertão das Romarias” de Carlos Alberto Steil, que trata das representações simbólico-religiosas de romeiros em torno do Bom Jesus da Lapa, na Bahia.

Imagem
(Foto: Camila Pinho)
Imagem
(Foto: Camila Pinho)

 

Segundo o sociólogo, o livro tende a agradar aos interessados em discutir as representações simbólicas das manifestações populares religiosas no Brasil. “A parte mais gratificante de todo esse processo é saber que as pessoas estão lendo e se interessando pelo livro, que as histórias contadas por moradores pobres da periferia de uma cidade pequena ressoam e despertam memórias e empatia no leitor”, avalia José Wellington de Souza.
Imagem
(Foto: Camila Pinho)
Imagem
(Foto: Camila Pinho)

O livro pode ser encontrado no site da Editora Appris, tanto na versão impressa quanto na versão e-book.

CONTATOS

Cruz Dehoniana amarela

Av. Francisco Barreto Leme, 550

Vila São Geraldo - Taubaté/SP - 12062-000

Telefone: (12) 3625-8080

E-mail: tudoaqui@dehoniana.edu.br

E-mail: dehoniana@uol.com.br

Faculdade Dehoniana | SITE OFICIAL © Todos os direitos reservados.