Início / blog-mariologia / Alunos da pós em Mariologia iniciam “um mergulho em águas mais profundas”

Alunos da pós em Mariologia iniciam “um mergulho em águas mais profundas”

Publicado em: 10/01/2017 por

(Foto: Kas Hoshi)

As aulas da Pós-graduação em Mariologia, realizada pela Faculdade Dehoniana em “parceria” com a Academia Marial de Aparecida (AMA), iniciaram nesta segunda-feira no auditório do Hotel Rainha do Brasil em Aparecida (SP). A turma composta por 62 alunos pode ser apresentada ao curso, desde a grade e corpo docente ao método que irão seguir nos próximos dez dias.

“Hoje começamos a primeira aula de uma bonita viagem que vai durar dois anos”, afirmou o coordenador da pós, Pe. João Carlos de Almeida, scj. Ele explicou que serão ao total 360 horas distribuídas em quatro módulos e 20 disciplinas, que irão ajudar o aluno a fazer “um verdadeiro passeio nos saberes mais significativos sobre Maria”. “Nós teremos os melhores professores da área que nos ajudarão a fazer esse passeio acadêmico”, explicou o coordenador.

O curso obteve uma variedade muito grande de alunos interessados, chegando a 90 o número de inscritos, com pessoas que vieram de Norte a Sul do país que formaram uma sala de  aproximadamente 50% leigos e 50% padres. Sandra Irene Cubas de Almeida, é médica e teve a segunda graduação em Teologia, veio de São Paulo (capital) para se aprofundar e estabelecer diálogo entre a Teologia e a sociedade. “Existe uma lacuna muito grande do papel feminino na teologia e eu quero colher na fonte o que as pessoas que mais estudam [sobre Maria] conhecem”, explicou.

Imagem
Da esquerda para direita: Pe. João Carlos de Almeida e Pe. Valdivino Guimarães (Foto: Kas Hoshi)

Pe. Daniel Rodrigo Feltes, reitor do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida em Passo Fundo (RS), disse que há boas expectativas para o curso e que ele dará uma gama de bibiografias que darão base para a continuidade da pesquisa pessoal. “Há uma preocupação pastoral de aprofundar e conhecer [o tema] para contribuir com o contexto de lá [o Santuário Arquidiocesano de Passo Fundo]”.

“A Faculdade Dehoniana juntamente com a Academia Marial não economizaram esforços para dar qualidade: qualificar o corpo docente, as estruturas acadêmicas, o material didático e o ambiente virtual de aprendizagem que é o Moodle”, reforçou Pe. João.

Segundo o diretor da Academia Marial de Aparecida (AMA), Pe. Valdivino Guimarães, CSsR, a ideia de aprofundar o estudo sobre a Virgem Maria vem desde a fundação da AMA, há 30 anos. “O momento mais oportuno é agora, celebrando o encontro de 300 anos da imagem de Nossa Senhora Aparecida.”

As aulas do primeiro módulo irão até 19 de janeiro, e os estudantes retornarão dia 10 de julho, para a segunda etapa da pós-graduação.

(Foto: Kas Hoshi)