Início / Notícias / Alunos da Faculdade Dehoniana participam de Simpósio Teológico na PUC-Rio

Alunos da Faculdade Dehoniana participam de Simpósio Teológico na PUC-Rio

Publicado em: 09/06/2015 por


Entre os dias 26 e 28 de maio, aconteceu na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), o V Simpósio Internacional de Teologia, que abordou o tema “50 anos do final do Concílio Vaticano II e da Fundação da Revista Concilium: caminhos de libertação, alegria e esperanças para o futuro”. A realização do evento deu-se por iniciativa da própria Universidade e do conselho editorial da referida revista teológica.

Na ocasião, três alunos da Faculdade Dehoniana marcaram presença: Fr. Diego Martins, Fr. Eduardo Nunes Pugliesi e Fr. Rodrigo de Oliveira Arruda, ambos religiosos dehonianos e estudantes do 5o semestre da graduação de Teologia. Os alunos puderam relatar a importância do evento para o aprimoramento da visão acerca dos desdobramentos teológicos e pastorais dos rumos apontados pelo Concílio Vaticano II, especialmente no que diz respeito aos países mais pobres. “Experiências como esta certamente agregam conhecimento e devem sempre ser estilmuladas”, ressalta o Fr. Eduardo.

A Revista Concilium surgiu em 1965, imediatamente após o término do Concílio Vaticano II e contou, em sua fundação, com a colaboração de nomes como Joseph Ratzinger e Yves Congar. Com o passar das décadas, outras tendências teológicas foram se agrupando ao projeto.

O simpósio comemorativo contou com a presença de aproximadamente duzentos participantes entre teólogos de diversos países, e que já possuem muitas publicações, como também graduandos em teologia. Destaca-se a presença de conferencistas Maria Clara Bingemer (PUC-Rio), Pe. Dr. Felix Wilfred (presidente da revista – University of Madras, Índia), Prof. Dr. Andres Torres Queiruga (Universidad de Santiago de Compostela, Espanha) e Prof. Pe. Dr. Jon Sobrino (Universidad José Simeón Cañas, El Salvador).

CONTATOS

Cruz Dehoniana amarela

Av. Francisco Barreto Leme, 550

Vila São Geraldo - Taubaté/SP - 12062-000

Telefone: (12) 3625-8080

E-mail: tudoaqui@dehoniana.edu.br

E-mail: dehoniana@uol.com.br

Faculdade Dehoniana | SITE OFICIAL © Todos os direitos reservados.